domingo, 1 de novembro de 2015

Aristeu

.

Aristeu é a forma catalã e portuguesa de Aristaeus, a partir do nome grego Αρισταιος (Aristaios), derivado de αριστος (aristos) "melhor". Este era o nome de um deus grego menor de agricultura, caça e gado. Ele era o filho de Apolo e da mortal Cirene. 

Trata-se de um nome bastante clássico e formal, passando longe de características frescas e informais. A palavra que resume Aristeu, para mim é: sério. É um nome sisudo, sério, formal, carrancudo. No entanto, isso não quer dizer que ele seja ruim. Ele é forte e demarcado,  por isso, bastante masculino. 

Creio que seja uma boa alternativa para quem procura um nome bem másculo para o filho. Ele pode soar um pouco incomum aos ouvidos, mas a terminação é igual a tantos outros nomes com final em "eu": Romeu, Perseu, Tadeu, Orfeu, Nereu, Zaqueu, Eliseu, Lineu, Amadeu, Irineu, Galileu, Bartolomeu, Pompeu, etc. 

Aristeu, o Velho (ativo de 370 a.C.-300 a.C.) foi um matemático grego que trabalhou em seções cônicas. Aristeu Borges de Aguiar (Vitória, 23 de maio de 1892 — Rio de Janeiro, 1 de setembro de 1951) foi um advogado, professor e político brasileiro. Aristeu Nogueira Campos, conhecido como Aristeu Nogueira (Irará, 21 de janeiro de 1915 - Irará, 17 de maio de 2006) foi um político brasileiro. Aristeu de Queiroz é um cantor, compositor de música popular brasileira, que também atua como radialista.

Talvez seja difícil imaginar um bebê chamado Aristeu, mas acredito que seja uma escolha interessante com um significado legal (o melhor).



By




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário