quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Indiara

.
Indiara, pela terminação, poderia ser um nome indígena, mas toda vez que nos propomos a escrever sobre um nome indígena é um calvário, pois não se sabe direito onde procurar significados de termos tupi-guarani ou outras matrizes linguísticas dos índios brasileiros. 

Começamos o calvário pelo município brasileiro de Goiás, que, a princípio, no Histórico da cidade postado no site do IBGE, onde diz que o indivíduo que demarcou as fronteiras da cidade, chamado Costa Melo, batizou de Indiara por conta de uma espécie de coqueiro presente nas terras. Porém, não achamos nenhuma referência a qualquer espécie de coqueiro que se chame Indiara

O que se sabe é que o sufixo "ara" em tupi é sempre indicativo para pássaro. Portanto, poderíamos supôr que tem pássaro no significado. Pesquisando por palavras parecidas, encontrei Indiaroba, que viria do termo "nhandi-roba" que significa óleo amargo (nhandi: óleo + roba: amargo). 

Supondo então, que Indi venha de Nhandi (óleo) e "ara" seja sufixo para pássaro, chegaríamos a um resultado do tipo, "pássaro oleoso". Mas isso tudo são suposições que eu estou fazendo por conta própria e não tem nenhuma comprovação científica e linguística para isso - e acho que ninguém tem. E por outro lado, que tipo de pássaro os índios chamariam de oleoso? Difícil. Sofrível. Penoso. 

De qualquer modo, a umbanda costuma cultuar o que eles chamam de caboclos que podem ser indígenas, e em um site de Umbanda encontrei referências a uma cabocla Indiara. Então, provavelmente podemos determinar a origem, indígena, mas é bem complicado tornar preciso o significado. Pode ter sido inclusive, inventado a partir da palavra índia + o sufixo "ara". 

Não costumo aconselhar o uso de nomes inventados, a não ser quando eles são sonoramente bonitos, afinal, todo nome já foi inventado um dia a partir de alguma língua, e foi se afirmando ao longo do tempo. Talvez Indiara tenha um prazo de validade, seja usado agora e esquecido, ou talvez perpetue-se brilhantemente ao longo da história da humanidade.

Afinal, até hoje não sabemos o significado de Leonor/Leonora/Eleonora, mas ele é um dos nomes mais universais e elegantes que conheço. 



By



.