quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Indiara

.
Indiara, pela terminação, poderia ser um nome indígena, mas toda vez que nos propomos a escrever sobre um nome indígena é um calvário, pois não se sabe direito onde procurar significados de termos tupi-guarani ou outras matrizes linguísticas dos índios brasileiros. 

Começamos o calvário pelo município brasileiro de Goiás, que, a princípio, no Histórico da cidade postado no site do IBGE, onde diz que o indivíduo que demarcou as fronteiras da cidade, chamado Costa Melo, batizou de Indiara por conta de uma espécie de coqueiro presente nas terras. Porém, não achamos nenhuma referência a qualquer espécie de coqueiro que se chame Indiara

O que se sabe é que o sufixo "ara" em tupi é sempre indicativo para pássaro. Portanto, poderíamos supôr que tem pássaro no significado. Pesquisando por palavras parecidas, encontrei Indiaroba, que viria do termo "nhandi-roba" que significa óleo amargo (nhandi: óleo + roba: amargo). 

Supondo então, que Indi venha de Nhandi (óleo) e "ara" seja sufixo para pássaro, chegaríamos a um resultado do tipo, "pássaro oleoso". Mas isso tudo são suposições que eu estou fazendo por conta própria e não tem nenhuma comprovação científica e linguística para isso - e acho que ninguém tem. E por outro lado, que tipo de pássaro os índios chamariam de oleoso? Difícil. Sofrível. Penoso. 

De qualquer modo, a umbanda costuma cultuar o que eles chamam de caboclos que podem ser indígenas, e em um site de Umbanda encontrei referências a uma cabocla Indiara. Então, provavelmente podemos determinar a origem, indígena, mas é bem complicado tornar preciso o significado. Pode ter sido inclusive, inventado a partir da palavra índia + o sufixo "ara". 

Não costumo aconselhar o uso de nomes inventados, a não ser quando eles são sonoramente bonitos, afinal, todo nome já foi inventado um dia a partir de alguma língua, e foi se afirmando ao longo do tempo. Talvez Indiara tenha um prazo de validade, seja usado agora e esquecido, ou talvez perpetue-se brilhantemente ao longo da história da humanidade.

Afinal, até hoje não sabemos o significado de Leonor/Leonora/Eleonora, mas ele é um dos nomes mais universais e elegantes que conheço. 



By



.




9 comentários:

  1. E Andyara então? O meu nome... nunca descobri o significado...

    ResponderExcluir
  2. Já achei dois significados sobre meu nome ( Indiara -pura beleza)
    (Indiara - folha de ouro) origem sancristo agora se é verdadeiro já não sei mas gosto muito do meu nome acho autêntico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome também é indiara e nunca acho um significa definitivo.

      Minha mãe sonhou com uma india falando esse nome dois anos antes de eu nascer.

      Excluir
    2. Minha mãe também sonhou com uma índia dizendo que meu nome deveria ser INDIARA. Somos umbandista. Na época minha acreditava que seria um menino, mas uma semana antes teve esse sonho. Um ano depois ela viu a imagem de uma cabocla e mostrou pro meu pai, dizendo ser a Índia que ela havia sonhado. Quando chegou na imagem estava escrito. Cabocla INDIARA.

      Excluir
  3. Era o nome de uma prima minha que bateu asas voou para os braços de Deus aos 33 anos vítima de um câncer. Ela nunca gostou do nome.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci uma menina com o nome de Indiara, ela era morena e bonita, parecia com uma india, era filha de um colega que trabalhou comigo !

    ResponderExcluir
  5. meu nome é indyara gosto mt do meu nome, minha mãe sempre me disse q significa "guerreira q usa lança" mas tem muitos significados, em tupi Guaraní, significa "sorte" ou "pessoa sortuda" mas tb significa"beleza"

    ResponderExcluir
  6. Indiara é o nome da minha cabocla! Não conheço muitas histórias mas isso se torna mágico.

    ResponderExcluir