quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Pétala





Pétala é, na minha opinião, aquele nome que ninguém se deu conta ainda da existência. Por que, vejamos, Pétala é uma partezinha delicada e linda de uma flor. Tem todo um sentido poético. É um literal, romântico e hippie. E não é estranho.

“Ora, como não é estranho?” – dirão os(as) leitores (as) do blog – “Se eu nunca conheci ninguém com esse nome?”. Pois não mesmo, mas... aposto que já conheceu ou ouviu falar de alguma moça chamada Pérola.

Oh, que surpresa! Pétala e Pérola são nomes extremamente parecidos. Os dois começam e terminam com a mesma sílaba, até a acentuação é no mesmo lugar, a única coisinha que muda é o “TA” e o “RO”. Inclusive, essa pequena sílaba no meio da palavrinha Pétala deixa o nome mais suave e feminino do que Pérola.

Logo, segundo as equações e a fórmula de báscara somada á teoria dos algoritmos.... Se pode Pérola, é lógico que pode Pétala!

Ainda, o nome é um tributo ao sagrado feminino: Dentre as funções das pétalas das flores, uma delas é a polinização e outra é proteger os gametas femininos que estarão sendo formados em seu interior. Fertilidade, reprodução da vida, lindeza!

E como se não bastasse toda a fofura desse nome, ainda temos um bônus extraordinário: uma música do Djavan cujo título é “Pétala”. Conferimos:

O seu amor
Reluz
Que nem riqueza
Asa do meu destino
Clareza do tino
Pétala
De estrela caindo
Bem devagar...


Oh! meu amor!
Viver
É todo sacrifício
Feito em seu nome
Quanto mais desejo
Um beijo, um beijo seu
Muito mais eu vejo
Gosto em viver
Viver!


Por ser exato
O amor não cabe em si
Por ser encantado
O amor revela-se
Por ser amor
Invade
E fim!!

Esse nome é tão incrível que é difícil de acreditar mesmo que as pessoas ainda não tenham descoberto. Mas pudera, o que esperar? Pérola só passou a ser usado depois das novelas que surgiram com protagonistas com esse nome. Antes era só um artefato para fazer jóias e não era cogitado como nome. A criatividade humana na arte de nomear precisa estar sempre sendo massageada.

E realmente não descobriram Pétala: Em São Paulo, nenhum registro disponível nas listas da Arpen/SP. Em Portugal, alguém teve a feliz ideia de fazer o pedido de aprovação do nome Pétala, mas ele infelizmente foi negado. Pétala está lá, na lista, tristemente como nome “não admitido”. Fica a pergunta: acaso Pétala não é uma palavra em português?


Para nossa alegria, nós, brasileiros, podemos ser mais livres e ousados nesse grande desafio que é nomear um ser humano, dar-lhe identidade. Por isso, cogitem Pétala para as pequenas mulheres nascidas daqui para frente. É poético, feminino, e lindo. 



.

29 comentários:

  1. Me chamo Pérola e adoro esse nome! Meus pais me registraram muito antes das novelas....1964!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor! Seus pais deviam ser adeptos de filosofias de vida alternativas, estou certa? Que lindo, parabéns

      Excluir
  2. Me chamo Pétala eu amo o meu nome.serio mesmo!! Eu n mudaria meu nome. Muitaaas pessoas falam é estranho eu n acho.meu nome é oq eu sou.amo esse nomo!♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem acha estranho é aquele pessoal de personalidadezinha sem sal e sem açúcar.
      Pétala é lindo e eu super recomendo

      Excluir
    2. Vc tem algum apelido Carinhoso Pétala?

      Excluir
  3. Sempre tive uma ligação muito forte com essa música e nutria em segredo essa vontade de chamar minha filha de Pétala. Espero que se chegar a hora e eu tiver uma menina, ela seja a minha Pétala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo! Espero que você tenha sim a sua Pétala !

      Excluir
    2. Minha esposa está de quatro meses esperando uma menina.
      Eu eu coloquei o nome de Pétala.
      Temos uma Pérola de dois aninhos.

      Excluir
  4. Vivo sonhando com a minha Pétala,ando fazendo planos para que ela seja uma realidade em 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou grávida e se for menina vai se chamar Pétala e doa a quem doer , ela vai amar , assim como a minha filha que se chama Pérola

      Excluir
    2. Desde os meus 15 anos sonho em ter uma filha e chamá-la de Pétala, em 2020 ela nasceu (15 anos depois de eu ter escolhido o nome) ela é pura poesia, linda e encantadora, eu amo esse nome, me chamo Ana ROSA e ela é minha Pétala

      Excluir
    3. Desde os meus 15 anos sonho em ter uma filha e chamá-la de Pétala, em 2020 ela nasceu (15 anos depois de eu ter escolhido o nome) ela é pura poesia, linda e encantadora, eu amo esse nome, me chamo Ana ROSA e ela é minha Pétala

      Excluir
  5. Pétala nunca ouvi falar;mas amei esse nome mt top

    ResponderExcluir
  6. Estou grávida e se for menina Pétala será o seu nome sou apaixonada por esse nome

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Pétala e eu amo ele demais, se mim perguntarem se eu trocaria eu diria (nunca na minha vida).

    ResponderExcluir
  8. Tenho gêmeas de 6 anos e se chamam Pérolla Sophia e Pétalla Yasmin. Elas amam seus nomes

    ResponderExcluir
  9. Minha filha chama Pérola Ellen, estou grávida se for menina vai chamar pétala ainda não escolhi o nome composto, mas já tá decidido a filha é minha mamãe, e vou colocar o nome que eu e meu marido gosta as pessoas são muito críticas, o momento de felicidade é do casal e as pessoas ficam se metendo, tenho uma irmã que sempre me critica,quando escolhi o nome da minha filha ela achou horrível, mas não tô nem aí para ela.

    ResponderExcluir
  10. Tenho duas princesas 👑 uma se chama Pérola Jemima e outra Pétala Líria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha de dois aninhos também se chama Pérola e minha esposa está grávida de quatro meses.
      É uma menina, vai se chamar Pétala.

      Excluir
  11. Tenho uma filha que se chama Pérola Ayala e estou grávida se for outra menina vou colocar Pétala Ayla🥰

    ResponderExcluir
  12. Estou gestante e o nome da minha princesa será Pétala Lorena, muitas pessoas me falam que é estranho, mas sou apaixonada por esse nome e não mudarei por nada.

    ResponderExcluir
  13. Oi gente também me chamo Pétala, impirado pela música de Djavan,meu pai quis assim🎊.
    amo o meu nome❤️❤️❤️.
    Sou de jororo Magé,RJ.😘

    ResponderExcluir
  14. oi gente mais uma pétala pra compor este jardim....meu nome também me foi dado por conta da música do Djavan ao qual me tornei fã.. Amooo meu nome ..ah e tem mais a mamis Caprichou no complemento... Pétala Rayza e quando tiver meu brotinho ela vai se chamar Flora 🌼

    ResponderExcluir
  15. Oi ...
    Minha filha tbm chama Pétala e ama o seu nome...
    Realmente é lindo, é poesia...

    ResponderExcluir
  16. Minha filha chama se Pétala, ela tem 11 aninhos

    ResponderExcluir
  17. Oi tenho três filhas lindas e maravilhosas , Penélope, Pérola, Pétala meus amores....

    ResponderExcluir