sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Alastor




Quem não lembra de Alastor Moody? O Olho Tonto de Harry Potter? Pois é, alguns nomes ficam muito marcados. Mas a verdade é que Alastor é um nome ligado à mitologia grega. Segundo fontes de pesquisa – pouco confiáveis, mas as únicas – Alastor significa “vingador”.

Seria um epíteto do deus grego Zeus, que de acordo com Hesíquio de Alexandria, seria o vingador de maus atos, especialmente derramamento de sangue familiar. Como a personificação de uma maldição, Alastor também foi um epíteto de Erínias.

O nome também é usado pelos escritores trágicos para designar qualquer divindade ou demônio que vinga erros cometidos pelo homem. Na demonologia, Alastor é considerado como uma espécie de entidade demoníaca possuidora. O nome Alastor também é usado como termo genérico para uma classe de espíritos malignos. 

Na Ilíada de Homero, Alastor é um generoso combatente ao lado dos aqueus, na Guerra de Troia.

Na demonologia cristã, Alastor é encabido de aplicar a justiça no Inferno. Chamado de “O Carrasco”, lidera um grupo de demônios militares de elite responsáveis por capturar e destruir os demônios fugitivos – bem como Moody é lembrado como um grande líder em missões para a Ordem da Fênix, além de ser auror.

Outro Alastor, filho de Neleu e Clóris, foi morto por Héracles, por vingança (podemos especular que Moody tenha sido assassinado pelo mesmo motivo, já que mandou a Azkaban uma grande quantidade de comensais da morte). 



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário