segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Chloe & Cloé

Fotografia: Annie Mitova*


Achei essa fotografia muito apropriada. Já explico o por quê. Chloe, significa "broto verde" em grego. Este foi um epíteto da deusa grega Deméter. O nome é também mencionado por Paulo em uma de suas epístolas no Novo Testamento. Como um nome inglês, tem sido usado desde a Reforma Protestante.

Uma das variantes em inglês é Khloe, mas também podemos encontrar Cloe (francês, italiano), Cloé (português), Chloé e Chloë. Há quem prefira a pronúncia portuguesa, Cloé, mas acho muito charmosa a pronúncia inglesa (que fica algo parecido com Clôe) e a francesa (Clouí). 

Podemos citar algumas referências: Chloe é o nome da filha de Olivia Newton John; Chloë Elisabeth Aislinn Moira Agnew é uma cantora irlandesa que ganhou fama pela sua partipação no grupo musical Celtic Woman; Chloe Jones, nome artístico de Melinda Dee Jones, foi uma modelo e atriz pornográfica norte americana; Chloë Grace Moretz é uma atriz norte-americana que interpretou em 2013, o papel título no filme Carrie, remake do filme do mesmo nome lançado em 76; Chloë Sevigny, é uma atriz e designer de moda norte-americana, que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante em televisão pelo seu desempenho na série Big Love.

Há também uma personagem fictícia na série de televisão Smallville, chamada Chloe Sullivan, relacionada com Lois Lane.

Aos poucos o nome vem ganhando terreno no Brasil. Em São Paulo (Arpen/SP) no ano de 2014 foram registradas 34 meninas chamadas Chloe. Nenhuma outra grafia foi registrada, pelo menos no que diz respeito à lista. 


Este nome soa exótico e fresco. Entretanto, é bastante “fofo”, e talvez não se adapte muito bem a uma mulher madura e crescida, do ponto de vista de muitas pessoas. Porém, talvez pela experiência de leitura de vários livros onde Chloe é a personagem principal, sendo elas mulheres maduras ou fortes, não carrego essa impressão. 


*Para conferir mais fotografias da Annie Mitova - que são sensacionais - clique aqui.


By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário