segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Paloma



.




Paloma é um nome literal no espanhol - significa pomba - mas que se distancia do estilo hippie em português, ganhando uma conotação moderna, delicada e atual. 


Esse é o nome da filha de Pablo Picasso, Paloma Picasso, que inclusive assina um perfume muito usado no Brasil. 


Muitas pessoas implicam com a terminação "oma", que é totalmente incomum entre os nomes femininos usuais. Pode parecer estranho para quem vive em países de língua espanhola, por ter conotação literal do animal, a pomba.


Contudo, a terminação "oma" é uma das coisas que eu mais gosto no nome, é forte, tira a doçura demasiada do nome literal, o "o" no meio do nome é o que dá a sonoridade marcante e envolvente e que faz diferenciar-se de outros nomes - que não desgosto - com a mesma inicial. 


E principalmente, um ponto muito positivo é o significado: "pomba" está automaticamente ligado à paz, a espiritualidade, a tranquilidade, a liberdade (o ato de voar) e a lealdade (pombos são animais extremamente fiéis, monogâmicos, cujos casais permanecem juntos até a morte, e mesmo quando um deles morre, não existe busca por outra parceira).


Considero Paloma um nome original e surpreendente. Quanto à popularidade, um critério fundamental, Paloma não figura entre os 100 nomes femininos mais usados no Brasil. Talvez depois da personagem Paloma, interpretada pela Paola Oliveira na novela “Amor à Vida”, o nome teve destaque um pouco maior, mas continua bastante exclusivo. 



Quanto à isso, é possível ainda considerar o sucesso da atriz brasileira Paloma Duarte, e mais recentemente, Paloma Bernardi nas telinhas, como um fator que acrescenta adeptos ao nome.

Se tomarmos como parâmetro os dados da ARPEN/SP, no ano de 2014, no estado de São Paulo, obteve 486 registros. Sendo assim, felizmente, para pais brasileiros continua sendo uma alternativa criativa. Outras curiosidades sobre o nome podem ser listadas:



- Palomas é um município da Espanha na província de Badajoz, comunidade autónoma da Estremadura;

- La Paloma é o nome usado para designar três localidades: uma cidade uruguaia no departamento de Rocha, um distrito paraguaio no departamento de Canindeyú e uma região censo-designada do Texas;

Paloma Picasso é uma Fashion Designer francesa/espanhola, mais conhecida pela sua assinatura em jóias e perfumes, filha do famoso pintor Pablo Picasso. 

Acredito também que seja uma excelente opção para uma menina portuguesa. Observando as tendências de nomes usados em Portugal, vemos um tímido crescimento de nomes que remetem à natureza ou a estados de espírito, caindo no gosto e ganhando terreno. Aos poucos, já que a sociedade portuguesa é tradicional, mas com um terreno fértil pela frente. Paloma, com sua aura literal e associada à natureza e a paz, pode estar entre eles. Por outro lado, a proximidade com a Espanha talvez facilite ainda mais a questão de aceitação e pronúncia.

O nome Paloma é admitido como primeiro nome, feminino, na lista portuguesa, no entanto são poucos os registros anuais computados.

Muitos pais também estão buscando nomes que se enquadram no critério “internacional”, e Paloma é um nome de fácil entendimento e pronúncia em várias línguas. Evidentemente, as línguas de matriz latina terão mais facilidade em apreender o nome rapidamente, mas sendo ele usado – segundo o Behind The Name – na Inglaterra e Estados Unidos, pode ser adaptado muito bem aos padrões da língua anglófona.







.

12 comentários:

  1. Acho que tem sonoridade ok, credibilidade ok, originalidade ok, sofisticação ok, para mim só fica mesmo devendo em relação à imagem, pois tem um papel higiênico de marca Paloma, então pode ser constrangedor passar no supermercado na seção higiene. Mas, é claro, isso é algo menor.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava mais de Paloma antes daquela chata da Novela. Mas a novela acabou e daqui há pouco ninguem mais lembra a não ser que resolvam dar reprise no Vale a Pena Ver de Novo.

    ResponderExcluir
  3. Não é um nome que exatamente me arranque suspiros. Acho que tem credibilidade e sofisticação, mas não gosto muito da sonoridade. A seu favor tem o fato de que não é muito popular, e isso é agradável.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho bonito e elegante. Não conheço o papel higiênico mencionado acima, nem me importo nada com a novela, já que não assisto nem sei do que se trata. Para mim, lembra a filha do Pablo Picasso, e olha, se o homem tinha tanto bom gosto para pintar, então imagina para escolher o nome dos filhos! Paloma Duarte também é uma excelente referência.

    ResponderExcluir
  5. Eu julguei que cairia no gosto popular após a ultima novela da Globo, onde a atriz Paola Oliveira interpretava uma Paloma, ainda não dá para medir se teve algum efeito ou não. Acho bonito, usaria.

    ResponderExcluir
  6. Um deslumbre de lindo, aquece meu coração

    ResponderExcluir
  7. me chamo paloma, e as de cima que soltaram suas criticas" um beijo no pulso pq no ombro é luxo "

    ResponderExcluir
  8. Eu acho lindo,perfeito,maravilhoso que coloquei na minha filha!💝

    ResponderExcluir