sábado, 19 de dezembro de 2015

Rosa

.

Todos na face da Terra associam Rosa à flor ou então à cor. E se eu disser que Rosa, na verdade, é um nome germânico? Pois é. Roza seria originalmente derivado de um nome germânico composto dos elementos Hrod (fama) e Heid (tipo, espécie), no caso, formando o nome Hrodohaidis. Os normandos introduziram o nome na Inglaterra nas grafias Roese e Rohese.

Pode ser considerado também um diminutivo de todos os nomes que começam com o elemento Hrod (fama). Além disso, a palavra “Rosa” também significa "orvalho" em búlgaro e macedônio. Em búlgaro, usa-se os diminutivos Rosica e Rositsa.

Desde cedo ele foi associado coma a palavra “rosa”, a flor perfumada, derivada essa do Latim. Quando o nome começou a ser usado, provavelmente foi essa associação que as pessoas tinham em mente.

Este foi o nome de uma Santa do século 13, em Viterbo, na Itália. No mundo cristão, o nome foi usado em maior intensidade a partir do século 19. Uma portadora famosa era a ativista dos direitos civis Rosa Parks (1913-2005). Além dela, podemos citar a filósofa marxista Rosa Luxemburgo.

Variantes: Rose, Rosabel (Inglês)

Diminutivos: Rosita (espanhol), Rosella, Rosetta, Rosina, Rossella (italiano), Rosinha (Português), Rosie, Rosy (inglês)

Outras línguas: Hrodohaidis, Rothaid (germânico antigo), Rohese, Rohesia, Royse (Medieval Inglês)

Desse modo, RECAPITULANDO:

Rosa pode se referir à flor com o mesmo nome; Pode se referir a cor; Pode se referir a abreviação do nome germânico Hrodohaidis; Pode significar orvalho em búlgaro e macedônio. E todas as alternativas estão corretas.

Em São Paulo, de acordo com a Arpen/SP, Rosa foi o nome dado a 46 meninas em 2014 e 33 no ano de 2015, portanto, um nome raro nos dias de hoje. 

O nome Rosa é dado à 306.336 pessoas do sexo feminino no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que ele está na 40ª posição em relação aos nomes mais usados no Brasil nesse período da pesquisa (1930-2010). A maior taxa de frequência é no Piauí, e as maioria das mulheres chamadas Rosa nasceram nos anos 50 e 60. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário