quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Taciana



Esse nome, aparentemente, é inventado. Taciana não consta na maioria dos sites confiáveis de nomes próprios em que baseamos as nossas pesquisas. Entretanto, como é um nome usado no Brasil, vamos falar sobre ele e fazer algumas apostas.

Existem nomes com T adaptados de todos os tipos e formas: Taciara, Taciane, Ticiéle, Tanandra, Tandara, e por aí vai. Os nomes com “T”, supomos, tem uma facilidade enorme de ser transliterados, modificados, adaptados. Existe uma certa beleza nisso: uma cultura adaptando os nomes ao seu gosto.

O problema maior dos nomes inventados é que não temos a menor pista do que significa e qual a história que possui. Só podemos nos basear em suposições.

Então, vou me basear nelas para levantar as hipóteses plausíveis: existe um nome romano feminino, Tácita, que significa “silenciosa, muda”, em latim (o original é Tacitus e temos o masculino Tácito). Minha aposta é que alguém por algum motivo obscuro, resolveu substituir a última sílaba de Tácita por “ana”, a terminação mais comum da face da terra em nomes femininos.

Pode ser também, uma variante de Ticiana, a forma portuguesa feminina do nome Tiziano, do italiano. Ou ainda, pode ser uma variação de Tássia, o diminutivo de Anastácia. As possibilidades são muitas e variadas. O certo é que quem escolheu esse nome para a filha, o considerava poderoso e especial. Salvo em raras exceções que nem Freud explica, os pais geralmente não escolhem qualquer nome para o filho(a), escolhem com base em fatos ou coisas especiais que tenham lhe ocorrido.

Colocar “ana” e “ele” na terminação dos nomes é uma das formas mais rápidas e práticas de criar um nome nove. Tanto que além de Taciana, é usado Taciele também no Brasil. Outras grafias são bem comuns também, como Taciane ou Taciéli, Tacielly e afins.

Apesar de razoavelmente usado no Brasil na década de 80 e talvez 90, já não se verificam registros de Taciana nas listas disponíveis. 



By



.

2 comentários:

  1. Nossa o que consta aqui é pouco estudo mesmo kkkk nome Taciana vem de uma Santa Católica mártir do século xII

    ResponderExcluir