quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Valesca & Valeska


Valesca ou Valeska é  um diminutivo de Valéria, que origina-se a partir de um sobrenome romano, do latim "valere", ou seja, "ser forte". 

Outras línguas: Valeria (romano antigo), Valerija (croata), Valérie, Valerie (Checo), Valerie, Val, Valarie, valary, Valorie (Inglês), Valérie (francês), Valéria (húngaro), Valeria (italiano), Valerija (letão), Valerija (lituano), Waleria (polonês), Valéria (Português), Valeria (romeno), Valeriya (russo), Valerija (sérvio), Valéria (eslovaco), Valerija (esloveno), Valeria (Espanhol).

Por conta da Valesca Popozuda (cujo nome verdadeiro é Valesca Reis Santos), cantora e dançarina de Funk, talvez esse nome tenha ganhado um estereótipo desagradável. Isso é preconceituoso, uma pessoa que dança e canta funk não tem nada de diferente de qualquer outra pessoa famosa, mas muitas vezes quando pergunto sobre o nome Valesca, a primeira coisa que me respondem é que associam à cantora e fazem disso uma associação ruim. 

Mesmo que fosse uma associação ruim, existem milhares de outras "Valescas", que "não tem culpa da Popozuda", por assim dizer. Dois exemplos são a Valeska dos Santos, conhecida como Valeskinha, que é uma jogadora de voleibol brasileira, e Valeska Suratt, atriz de teatro e cinema mudo norte-americano. 

Lembrando que essa conotação complicada existe apenas no Brasil. Valesca ou Valeska é um nome usado em outros países normalmente, como na Polônia, por exemplo. O "ESKA" é um diminutivo comum para nomes femininos por lá.

By




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário