sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Vanda & Wanda



Vanda é a forma portuguesa e italiana de Wanda, que origina-se possivelmente do germânico, que significa “Um Wend”, referind-se a um povo eslavo que habitava a Alemanha Oriental. Esse povo seria, basicamente, aqueles que conhecemos como "vândalos". Então, na realidade, o significado de Vanda seria "uma vândala". Por conta desse significado, cabe algumas explicações históricas:


Os Vândalos foram um povo de origem germânica, naturais da Escandinávia. O nome na língua original era Wandeln. Há algumas incertezas que impedem de afirmar qual era a terra natal de tal povo, porém uma corrente de pesquisadores acredita que o território de origem seria o que hoje chamamos de Noruega. Este argumento fundamenta-se na similaridade do nome da tribo com outros nomes da mesma região.

Atualmente, o termo "Vândalo" é utilizado para identificar saques bárbaros e destruição, mas a conduta de tal povo não foi diferenciada dos hábitos dos povos antigos que também saquearam Roma, o que torna a utilização relativamente injusta. Nada diferente do nome Bárbara, por exemplo, que era uma palavra utilizada pelos romanos para definir estrangeiros, e que por muito tempo foi considerado um termo pejorativo. 

Em lendas polonesas, esse era o nome da filha do Rei Krak, o lendário fundador da Cracóvia. Ele foi introduzido no mundo de fala inglesa pelo autor Ouida, que usou-o em seu romance “Wanda” (1883).

Outras línguas: Lawanda (Africano americano), Vonda, Wanda (Inglês), Wanda (francês), Wanda (alemão), Wanda (Polonês)

Como portadores famosos podemos citar: Wanda Landowska, cravista e pianista de origem polonesa; Wanda é um dos padrinhos de Timmy no Padrinhos Mágicos; A atriz britânica Wanda Ventham (nascido em 1939); Wanda Sykes é um comediante e atriz americana.

Está dentre os nomes do Top 100 na República Checa e na Hungria. Nunca foi muito popular no Brasil, mas teve suas representantes nas décadas passadas. Já nos dias de hoje, desapareceu dos registros de recém-nascidos. 



By




.

Um comentário:

  1. Gostei muinto bom e intereçante e origina gostei eu me chamo vanda mas gostaria de saber o lado mistico e ate mesmo bruxa magia do nome vanda li uma ves em algum lugar que vinha das valquiras do reino das valquimeias era uma brucha sacerdote andarilha pelegrina nao tinha paradeiro mas nao sei si e verdade ou nao mss gostei dos seus relatos obrigado ok sejamos abençoados

    ResponderExcluir