sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ana, Maria e João lideram ranking de nomes mais escolhidos no Acre

.

Pesquisa diz que nomes bíblicos foram preferência entre acreanos em 2015. Levantamento foi feito pela Central de Informações do Registro Civil.

Levantamento feito pela Central de Informações do Registro Civil (CRC) mostrou a preferência da maioria dos acreanos, em 2015, por nomes bíblicos para os filhos. Ana, Maria, João, Davi e Pedro encabeçam o ranking dos nomes mais registrados pelos cartórios do estado.

As Anas lideram a lista, com 370 registros nos municípios acreanos. A segunda posição é ocupada pelas 362 Marias. Em seguida, estão as 293 crianças que receberam o nome de João. Os Davis e os Pedros ocupam, por sua vez, a quarta e quinta colocação com 182 e 134 registros, respectivamente.

De acordo com a CRC, nomes como Ana e Maria lideram o ranking, pelo menos, desde 2005. Já o nome Davi, além da história bíblica, passou a ser muito escolhido depois do nascimento do filho do jogador Neymar, que se chama Davi Lucca.

No Top 10 de nomes com mais registros também aparecem: Arthur (108), José (102), Luiz (78), Miguel (61) e Anna (60). A única diferença, em relação ao ranking de 2014, são os nomes de Samuel e Carlos, que no ano passado, não foram tão escolhidos pelos acreanos.

A pesquisa também pesquisou os nomes compostos mais registrados. Entre os acreanos, João Miguel, João Lucas, Ana Clara, Maria Eduarda e Pedro Henrique foram os que mais tiveram registros em 2015.

Na tarde desta quinta-feira (7), em um dos cartórios de Registro Civil de Rio Branco, a professora Paloma Fontes registrava o segundo filho, de 40 dias vida. Apesar de desconhecer o ranking, o nome escolhido foi Pedro. A primeira filha, que tem 2 anos, se chama Ana Beatriz, que aparece em 10ª lugar na lista de nomes compostos da CRC.

"Quando engravidei pela primeira vez, já sabia que seria Ana Beatriz ou Pedro. Eu já tinha os dois nomes e não havia outra opção. São nomes que, realmente, tenho certeza. São nomes fortes. Pedro tem uma das histórias que mais gosto na Bíblia. Prefiro mais a de Jó, mas não ia colocar esse nome no meu filho", brinca.

Para o tabelião oficial interino Fredy Salgado, fatores religiosos ainda são determinantes na hora de optar por um nome. Ele diz que, muitas vezes, acontece dos pais quererem fazer algum tipo de homenagem.

"Minha opinião é que deveria ser levado em conta que cada um tem sua própria personalidade. Muito se vê nomes serem dados em virtude de alguma homenagem, como a cantores, e pouco se pensa na criança. É um momento que ela está adquirindo a personalidade", afirma.



Fonte: G1 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário