domingo, 10 de janeiro de 2016

Condoleezza



Condoleezza é um nome que é caso único e exclusivo da ex-Secretária de Estado americana, Condoleezza Rice. O nome dela foi derivado do termo musical italiano “com dolcezza”, significando “com doçura”. Ela é chamada de “Condi” pelos amigos.

Condoleezza Rice (Birmingham, Alabama, 14 de Novembro de 1954) é uma cientista política e diplomata estadunidense. Foi a 66ª Secretária de Estado de seu país, servindo na administração do presidente George W. Bush entre 2005 e 2009.

Sendo assim, pode-se concluir que foi um nome criado para ela. Talvez funcione nos Estados Unidos, mas no Brasil ou em qualquer outro país de língua portuguesa lembra imediatamente “condolência”.

Como sendo um caso único, não tem muito o que se falar dele, a não ser falar sobre a própria Condoleezza, que é conhecida no mundo inteiro como uma secretária de estado não muito amada. 

Talvez por pertencer a uma mulher em posição alta de governo, ele tenha um certo refino e elegância. Ainda mais se analisarmos a história dela, que nasceu no Alabama, o estado mais racista dos Estados Unidos, em Birminghan, onde aconteceram vários atentados contra negros cometidos com o apoio inclusive da polícia, e ainda assim venceu e se tornou uma cientista política de carreira. 

Entretanto, o uso do nome em português é um pouco complicado. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário