quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Elis

.


A principal referência do nome Elis dispensa comentários: Elis Regina, considerada uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, se encarrega de desbancar qualquer adversária.

O Behind The Name dá Elis como sendo um nome masculino, uma variante sueca do nome hebraico masculino Elias, que significa “meu Deus é Javé”; ou uma variante masculina de Eliseu; ou ainda, uma variante também masculina de Elisedd.

Claro que na língua portuguesa, Elis jamais funcionaria como nome masculino, pelo menos até onde eu suponho. Logo, a raiz do nome Elis usado no feminino provavelmente origina-se de Elisa ou Elisabeth, como um apelido ou forma curta.

Como a memória de Elis Regina é extremamente demarcada, o nome Elis ou Ellis é impensável como masculino. O nome pode ter evoluído de Elisa/Elisabeth como também, pode ser uma deturpação de Alix/ Alice.

Em se tratando de um nome curto, ele fica bem tanto em primeiros nomes como em compostos com nomes mais longos. Nos dias atuais, é pouco usado, já que o nome Lis é que ficou popular. Portanto, trata-se de uma boa opção para quem gosta de nomes curtos e clássicos. 


.

Um comentário: