quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Expedito




Expedito é a forma espanhola e portuguesa de Expeditus, que provavelmente vem da palavra em latim antigo “expidere”, ou seja, “fazer ajustes, preparar”, ou ainda, “libertar os pés dos grilhões”. Esse é o nome do santo lendário, Santo Expedito, que é invocado contra a procrastinação.

Santo Expedito foi possivelmente um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado, e muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu. Contudo, formou-se um folclore ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgentes, às vezes em sincretismo com figuras de outros credos.

No folclore cristão popular, Santo Expedito é o santo das causas impossíveis, ou seja, recorre-se a ele quando não se tem mais nenhuma esperança de alcançar a graça.

No Brasil, embora a devoção ao santo seja grande, o nome Expedito não aparece nas últimas listas de registros. Em Portugal, embora o nome seja admitido, não existe nenhuma menção sobre ele na lista de registros 2014.

Algumas personalidades com o nome Expedito:

·        Expedito Machado da Ponte, político brasileiro;
Expedito Gonçalves Ferreira Junior, político e professor brasileiro, senador pelo estado de Rondônia.
Expedito da Cruz Teixeira, cantor e compositor brasileiro, famoso pelo musical “Sinhá, Sinhá”.
Expedito Camargo Freire, pintor, desenhista e professor brasileiro.
Dom Expedito Eduardo de Oliveira, religioso católico brasileiro.
Expedito José de Sá Parente, engenheiro químico brasileiro que inventou o biodiesel.

A conotação religiosa, que pode ser avaliada como ruim para muitos, e como boa para outros, pode ser um ponto a favor do nome quando os pais tem devoção ao santo. Também pode ser um ponto favorável a terminação ser parecida com Benedito, que é um nome que vem agradando alguns seletos públicos nos últimos tempos. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário