sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Homero

 :
.


Homero é um nome forte, ousado e com uma sonoridade bem máscula. Também gosto de Romero, mas prefiro o som mais suave de Homero do que o som mais rascante do “R”.

É um nome com referências artísticas e intelectuais fortíssimas: Homero, o grande poeta grega, chamado por muitos de pai dos poetas, que escreveu nada mais nada menos – presumivelmente – a Ilíada e a Odisséia. Fala-se que Odisséia, que fala da Guerra de Troia a partir da história de Ulisses, seria a obra que depois da Bíblia, mais influenciou o imaginário do ocidente.

Para muitas pessoas, Homero pode parecer ultrapassado ou excessivamente pesado, mas para 6 famílias em São Paulo, em 2015, ele é um nome querido: foi esse o número de registros que Homero teve no estado paulista de acordo com a lista da Arpen/SP.

Homero deriva do grego ‘Ομηρος (Homeros), que significa “refém, penhor”, de acordo com o Behind The Name, que pode ser interpretado como significando “promessa” ou “prometido”, embora várias fontes citem significados diferentes como segurançajuramento ou até mesmo cego. A referência à cegueira não é naturalmente um significado, e sim, uma alusão ao poeta Homero que, diz-se, era cego. Essa grafia corresponde à escrita espanhola, portuguesa e galega.

Na grafia inglesa Homer, temos a referência cômica do personagem Homer Simpsons, que na verdade, fiquei sabendo lendo o texto do Blog dos Nomes, era o nome do criador dos Simpsons. Ele resolveu dar o seu nome ao seu personagem. Richard Gere tem um filho chamado Homer, assim como Bill Murray e Anne Heche.

Em italiano, também existe uma variante que é escrita sem H: Omero, como Omero Antonutti, ator e dublador italiano.

Algumas referências: Homero Cárpena, ator argentino; Homero Patrón, músico mexicano; Homero Francesch, pianista uruguaio; Homero Leite Meira, bispo católico brasileiro; Homero Aldo Expósito, compositor de tango argentino; Além dessas, várias referências que encontrei na Wikipédia espanhola e inglesa são de Homeros hispânicos, nascidos na América do Sul, em sua maioria.


Homero. O Blog dos Nomes.

Homer. Behind The Name. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário