sábado, 2 de janeiro de 2016

Humberto, Humbert & Umberto


No estado de São Paulo, no ano de 2014, 29 garotos tiveram a sorte de serem registrados como Humberto. Sorte, sim, por que agora eles possuem um nome bastante raro na sua geração, e com um significado positivo. 

Humberto significa "guerreiro brilhante", derivado dos elementos germânicos hun "guerreiro, filhote de urso" e beraht, "brilhante". Os normandos introduziram este nome na Inglaterra, embora tenha sido sempre incomum lá. Ele foi levado por dois reis da Itália (chamados de Umberto em italiano), que governaram entre os séculos 19 e 20.

O nome tem como variante no germânico antigo, a grafia Hunberct, e em outras línguas, possui a variação Humbert (inglês) e Umberto (italiano).

Na grafia "Umberto", temos:

* Umberto Eco é um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional.

** Umberto Nobile foi um engenheiro aeronáutico , explorador e aviador italiano do século XX.

*** Umberto Giordano foi um compositor italiano que se dedicou eminentemente à composição de óperas.

****Umberto Magnani é um ator brasileiro.

*****Umberto Boccioni foi um pintor e escultor italiano, do movimento futurista. É talvez o mais célebre futurista italiano.

******Umberto Maglioli foi um automobilista italiano.

*******Umberto Tavares é um produtor musical brasileiro conhecido por ter trabalhado com Buchecha, Belo, Fiuk, Kelly Key, Latino e Anitta. 

******* Rei Umberto I da Itália: Umberto Rainiero Carlos Emanuel João Maria Fernando Eugênio de Saboia (em italiano: Umberto Rainerio Carlo Emanuele Giovanni Maria Ferdinando Eugenio di Savoia) (Turim, 14 de março de 1844 - Monza, 29 de julho de 1900), cognominado "o Rei Bom", foi o segundo rei da Itália.

********** Umberto II da Itália: (Umberto Nicola Tommaso Giovanni Maria di Savoia), (Castello Reale di Racconigi, 15 de setembro de 1904 –Genebra, 18 de março de 1983), filho de Vítor Emanuel III foi rei de Itália. Reinou de 9 de maio a 13 de junho de 1946, quando abdicou depois de um referendo favorável à república.

Na grafia Humberto, temos:

* Humberto Dionisio Maschio (Avellaneda, 20 de fevereiro de 1933) é um ex-futebolista ítalo-argentino.

** Humberto de Campos Veras (Miritiba, 25 de outubro de 1886 — Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 1934) foi um jornalista, político e escritor brasileiro.

*** O espírito Humberto de Campos, que seria o falecido escritor brasileiro Humberto de Campos (1886-1934), é um dos autores associados às psicografias do médium brasileiro Francisco Cândido Xavier, através de várias obras publicadas ao longo dos anos, entre elas o famoso Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.

****Humberto II de Saboia “O Gordo” (1071 — 14 de outubro de 1103) foi Conde de Saboia partir de 1080 até a sua morte em 1103. Também foi Conde de Maurienne.

***** Humberto & Ronaldo é uma dupla de música sertaneja brasileira formada pelos cantores goianos Umberto Aparecido Teixeira Junior (Goiânia, 6 de abril de 1986), conhecido artisticamente como Humberto, e por Marcelo Alves de Amorim (Goiânia, 22 de março de 1981) conhecido artisticamente como Ronaldo. 



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário