terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Maria Fernanda



Maria Fernanda é um nome composto, que junta um clássico atemporal – Maria, que remonta dos tempos mais antigos, sendo um nome bíblico e marcadamente religioso como o nome da mãe de Jesus – e Fernanda, um nome que embora usado em grande escala na década de 70 e 80, ainda continua atual.

Para chegar ao significado de ambos os nomes juntos, precisamos recorrer ao significado de cada um deles. Maria, é um nome bíblico provavelmente de origem incerta, mas uma das hipóteses é que tenha derivado do hebraico Myriam, que quer dizer “senhora”, “soberana”. Entretanto, existem muitas outras teorias que já foram abordadas no post sobre Maria.

Já o nome Fernanda origina-se do germânico antigo, do nome masculino Ferdinand que significa “viajante ousado”, conforme já foi abordado no post sobre Fernanda.

No Brasil, Maria Fernanda é um nome bastante popular. As pessoas que são batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares. De acordo com a lista paulista de nomes mais registrados, da Arpen/SP, no ano de 2015 foram registradas 1424 meninas com o nome Maria Fernanda, e no ranking do BabyCenter Brasil de 2015 ele é 8º nome composto mais registrado.


Ou seja, apesar de bonito, harmônico e elegante, Maria Fernanda é um dos compostos mais óbvios para se usar em meninas no Brasil atualmente. Seria aconselhável buscar outros compostos com Maria que sejam mais originais. Como referência à esse nome composto, podemos citar a atriz e modelo brasileira Maria Fernanda Cândido. 

By










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário