segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Mármara



O meu primeiro contato com o nome Mármara foi bem cinematográfico. Na verdade, estava assistindo Fúria de Titas I quando percebi que a mãe adotiva do personagem Perseu era chamada por um nome muito diferente. 

Como toda apaixonada por nomes, não podia deixar de prestar atenção. Voltei o filme várias vezes até entender que era Mármara. A personagem do filme era interpretada pela atriz Elizabeth McGovern e na realidade, morreu logo no início da trama.

Mas o nome valia uma pesquisa. Claro que a primeira coisa que pensamos ao ler ou ouvir “Mármara” é numa modificação bem extravagante de Bárbara ou então, na palavra “mármore”. Bem, o nome nada tem a ver com Bárbara, infelizmente. Mas com mármore, tem sim.

O primeiro resultado que resgata-se ao dar uma boa “googlada” no nome Mármara, é o Mar de Mármara – chamado em turco de Marmara Denizi e em grego de Marmara Talassa – também conhecido como Mar de Mármora. Ele separa o Mar Negro do Mar Egeu, e assim, separa a parte asiática da Turquia de sua parte europeia. No mar há também uma ilha chamada de Ilha de Mármara.

Essas ilhas são riquíssimas em jazidas de mármore, que dá seu nome ao mar (Mármara é a palavra grega para mármore). O seu nome provém do grego antigo μάρμαρον (marmaron) e depois de μάρμαρος (marmaros), "rocha cristalina", "pedra brilhante", talvez do verbo μαρμαίρω (marmairō), "brilhar", pois a ilha é famosa pelo seu mármore.

Além disso, existe um asteroide batizado de 1174 Marmara, descoberto por Karl Reinmuth e uma cidadezinha de menos de 10 mil habitantes na Turquia chamada Marmara Ereğlisi.

Como nome próprio em língua portuguesa, é desnecessário dizer que é raríssimo. Aliás, praticamente inexistente. É uma árdua missão encontrar uma pessoa chamada Mármara para usar como referência. 

Suando muito, consegui encontrar a Mármara Sampaio, que é de Curitiba/PR. No facebook encontram-se vários perfis e páginas que citam Mármara, mas nunca se sabe quais são perfis reais, de pessoas reais, e quais são de marcas, fakes, enfim. Muitos são de outros países, e pelo que se nota, a maioria da Grécia. Das que não parecem ser fakes, uma é de Almonte/Espanha e outra é de Santa Cruz do Sul/ RS/ Brasil.
  

Eu acho Mármara um daqueles nomes diferenciados, exclusivos e criativos que se tornariam marcantes para sempre. Não é para qualquer personalidade, necessita ousadia e certo arrojo dos pais no momento de escolher um nome que poucos conhecem. Mas a semelhança com Bárbara torna o som dele pouco estranho, e como já disse, parecer com “mármore” não é demérito nenhum. Que eu saiba, mármore não é uma coisa ruim, bem pelo contrário.

Imagino uma Mármara com uma personalidade única e forte, com atitudes marcantes, independentes e aventureiras. Uma pessoa que não aceita a comodidade ou a conformidade, e sempre parte em novos desafios. Acho Mármara um nome potente e apaixonante, e nesse momento, é um dos meus guilty pleasures


By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário