terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Stênio



A primeira pessoa que nos vem à mente quando falamos o nome Stênio é o ator brasileiro Stênio Garcia, marcante por várias novelas e filmes nos quais ele demonstrou habilidade artística inigualável. Porém, na sua própria biografia, "Forças da Natureza", disponível nesse E-book, o próprio fala que seu nome é a junção dos nomes dos pais, Stela e Antonio. 

Portanto, o nome tem tudo para ser inventado. Entretanto, só pelo prazer da pesquisa, encontramos várias possibilidades para desmembrar o significado do nome:

1) Viria da palavra inglesa "Stone", ou seja, "pedra". Do inglês médio stan, ston e estes do inglês antigo stān e este do proto-germânico *stainaz e este do proto-indo-europeu *st(y)oy-.

2) Poderia ser derivado do grego Sthenós, força, mas a palavra grega para força é Dýnami. 

3) Derivado do nome Sten, do nome nórdico antigo Steinn que significa "pedra".

4) Na mitologia grega, era o nome de uma das Górgonas, monstros que tinham cabelos entrelaçados de serpentes, garras de abutres e dentes longos e afiados. O nome da górgona na verdade era Esteno, que tem origem no grego Sthénos (força), através do latim Stheno (vigor, forte)**. 

Provavelmente, nenhuma das alternativas é realmente verdadeira e o nome seja realmente uma junção. 

No entanto, foi imortalizado pelo ator Stênio Garcia e já faz parte dos nomes facilmente reconhecíveis no universo da Onomástica. 

Talvez não seja uma boa opção para quem não gosta de trocadilhos, pois para algumas pessoas pode lembrar Tungstênio (elemento químico), ou estanho (outro elemento químico). 

Nas últimas listas disponíveis, não há nenhum sinal de registro do nome Stênio, nem da grafia Estênio. Outra variante seria Steno


** Fonte: 
"Todos os nomes do mundo" 
Nelson Oliver.




By


.




19 comentários:

  1. Segundo o Nomes no Brasil, do IBGE (Censo 2010), Stenio é o nome de 2.826 pessoas, nascidas na década de 80 em sua grande maioria, e também o estado com maior frequência é o Ceará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No nordeste é comum as pessoas juntarem nomes para dar origem a outro. Daí a palavra "junçào" (mas realmente é difícil imaginar "stênio" surgindo assim).

      Excluir
    2. No caso do Ator é uma junção sim. Dito por ele mesmo em uma entrevista, o nome da mãe era Stela e do pai era Antônio. Daí a junção ficou (Ste)la + Antô(Nio) = Stenio.

      Excluir
  2. Stênio Pereira Duarte6 de março de 2017 às 05:32

    Gostei da pesquisa!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O nome do meu filho e stênyo Gabriel

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a pesquisa. Li com atenção, e gostei. Meu nome, dado por meus pais, fora retirado de um romance de nome "Dor Suprema", exatamente, por ter vindo ao mundo através de um parto muito difícil e doloroso, segundo minha mãe. S.B.Campo, 19 de novembro de 2021. Stênio Nani Baffile.

    ResponderExcluir
  6. Gostei. Sou de 1979. Foi ideia da minha mãe acho que por causa do nome do ator, Stênio Garcia mesmo que tava no auge.

    ResponderExcluir