quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Violante & Viola

.

Embora minha grafia preferida desse nome seja Yolanda, vamos falar hoje de outros dois nomes, que tecnicamente são derivados da mesma palavra grega que significa “Violeta”: Viola e Violante. Para começo de conversa, já direi que não acho que nenhum dos dois seja viável no Brasil, visto que Violante parece demais com “volante” e Viola com o verbo “Violar” e suas conjugações.

Assim, são dois nomes que tem intenso potencial para bullying e piadinhas infames, mas ambos são bastante usáveis para países de outros idiomas, especialmente o inglês. Apesar disso, em São Paulo (Arpen/SP, 2015), foi registrada uma menina chamada Viola.

Violeta/ Violetta somaram 20 registros, e também nasceu uma paulistinha chamada Violet. A versão Yolanda teve 10 registros e Iolanda, 13 registros. Violante, evidentemente, não tem nenhum.

Todos esses nomes tem o mesmo significado: “Violeta”, a flor e a cor. Apesar do significado bonito, as outras versões são bem mais interessantes que Viola e Violante, e aí, o nome foi arquivado numa pasta e colocado na gaveta mais profunda da memória dos brasileiros.

Viola e Violeta são nomes vintage, antigos, estilo de nomes que normalmente gosto, mas hoje seriam alvo de críticas e de brincadeiras mal intencionadas. Para o Brasil, infelizmente, Violante e Viola estão provavelmente, perdidos no tempo e em total desuso por muitos e muitos anos à frente.


Uma referência na arte e cultura é Violante, a vilã da novela Xica da Silva, interpretada pela Drica Moraes. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário