quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Esmeralda

.

Esmeralda é um nome doce, alegre e belo, além disso tem uma pegada muito exótica. Em Portugal, ele teve oito registros no ano de 2014, e no Brasil, na lista oficial do estado de São Paulo (Arpen/SP, 2014), foram registradas 39 meninas chamadas Esmeralda.

Naturalmente, é associado à pedra preciosa que é muito valorizada na fabricação de jóias. Esmeralda é uma variedade do mineral berilo, a mais nobre delas. A pedra é de cor verde, e é tão valorizada que no bíblico Apocalipse, consta como a quarta entre as doze pedras preciosas que adornavam as fundações da nova muralha de Jerusalém.

Tem origem no grego smaragdos, a partir do latim Smaragdus, que quer dizer literalmente “clarão, raio, relâmpago”. Em francês, cabe ressaltar, Esmer significa “estima”.

Esmeralda é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Esmeralda é uma telenovela brasileira, produzida pelo SBT e exibida entre 6 de dezembro de 2004 e 19 de julho de 2005, em 195 capítulos, cuja protagonista interpretada por Bianca Castanho, chamava-se Esmeralda, como no título.

Victor Hugo usou este nome em seu romance “O Corcunda de Notre Dame” (1831), em que Esmeralda é a garota cigana que é amada por Quasimodo. Tem sido usado ocasionalmente no mundo de fala inglesa desde aquela época.

Sendo assim, enquanto pedra valiosa, é uma palavra que sugere um sentimento de afeto que se dirige à alguém precioso e por quem se tenha muito apreço.

Como referência, podemos citar a atriz brasileira Esmeralda Barros. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário