quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Golias

.

Judas, Caim e Golias são daqueles nomes bíblicos que ninguém quer usar. Claro, os personagens e suas histórias não ajudaram muito para que o povo viesse a os amar como ama-se Jesus, Abel e principalmente, Davi. Mas ponderemos: são apenas nomes. Por que Golias não pode vir a ser considerado?

A respeito do seu significado, as fontes indicam que ele significa “guerreiro poderoso” enquanto outras fontes afirmam que ele significa “passagem, mudança, exílio ou transmigração”. A origem do nome Golias é bíblica, tendo como referência o personagem do velho testamento, descrito como sendo um homem que media aproximadamente 2.90m de altura, e por isso era chamado de “gigante”. Segundo os relatos bíblicos, Golias participou da batalha entre Filisteus e israelitas, e foi enfrentado e morto por Davi.

Temos poucas referências a esse nome fora do texto bíblico. Uma delas é o Dr. Bill Foster, conhecido como Golias Negro, um personagem fictício do Universo Marvel, criado por Stan Lee e Don Heck. Para quem gosta da fauna, sabe-se que Golias insere-se em algumas espécies de animais, como por exemplo, o peixe-tigre-golias e o besouro-golias. Como uma pessoa real, podemos citar Ronald Golias, comediante brasileiro.


Obviamente, não há registros desse nome nos países de língua portuguesa, tratando-se de um nome não apenas raro, mas inexistente. Apesar de não ser a história mais feliz e animadora, é um nome carregado de simbologia. 




.

2 comentários:

  1. Um bom significado mas o nome é horrível e remete a negatividade.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa especulação e dada para esse nome pos todos os nome tem um siginificado mas o de Golias não tem porque será???

    ResponderExcluir