segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Maria Antônia




Maria Antônia é um nome composto por dois nomes de origens diferentes: Maria, do hebraico, e Antônia, do etrusco.

Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como Maria; Miryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”,rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”.

Além da Maria, mãe de Jesus, temos várias outras personagens no Novo Testamento, como Maria Madalena, o que leva a crer que esse nome era muito comum na época. Devido à Virgem Maria, esse nome tem sido muito comum em todo o mundo cristão, embora em alguns momentos, em algumas culturas, foi considerado santo demais para o uso diário.

Na Inglaterra, ele é usado desde o século 12, e é um dos nomes mais comuns desde o século 16. A forma Mary é mais utilizada em inglês. Foi usado por duas rainhas da Inglaterra, uma rainha da Escócia, e outro portador notável foi Mary Shelley, autora de “Frankenstein”.

Já o nome Antônia é a variante feminina de Antônio, que tem origem em Antonius, um nome de família romano, que teve seu portador mais famoso o imperador Marco Antônio. Era usado inicialmente como sobrenome, e estudiosos acreditam que a origem desse nome é etrusca de significado desconhecido. Com o tempo, foi associado com o grego ανθος "flor", que resultou na adição do H na sua grafia inglesa no século 17. Embora bonito, esse significado é incorreto.

Desse modo, se Maria tem vários possíveis significados e Antônia tem significado desconhecido, Maria Antônia é um nome improvável de se conseguir elaborar um significado. Ainda assim, não perde sua beleza e elegância, tanto que se antes era considerado antigo, foi recuperado com êxito nos últimos 10 anos.

Em São Paulo, no ano de 2015, foram 62 registros de Maria Antônia, somados à 132 registros de Maria Antonia, sendo que aparentemente, os brasileiros preferem a grafia não acentuada.

Como referências, citamos:

Maria Antônia de Koháry - princesa húngara, mãe do rei Fernando II de Portugal
Maria Antônia de Bragança, duquesa de Parma - infanta de Portugal e duquesa consorte de Parma
Maria Antônia de Bragança - infanta de Portugal, filha de D. Miguel II
Maria Antônia de Nápoles - princesa das Duas Sicílias e Princesa consorte das Astúrias
Maria Antônia das Duas Sicílias - princesa das Duas Sicílias.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário