domingo, 14 de fevereiro de 2016

Maria Luísa

.



Maria Luísa é um nome composto, a partir da junção de dois nomes de origem distintas, visto que Maria é de origem hebraica – numa primeira análise – e Luísa, de origem germânica.

Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como MariaMiryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”, “rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”.

Além da Maria, mãe de Jesus, temos várias outras personagens no Novo Testamento, como Maria Madalena, o que leva a crer que esse nome era muito comum na época. Devido à Virgem Maria, esse nome tem sido muito comum em todo o mundo cristão, embora em alguns momentos, em algumas culturas, foi considerado santo demais para o uso diário.

Na Inglaterra, ele é usado desde o século 12, e é um dos nomes mais comuns desde o século 16. A forma Mary é mais utilizada em inglês. Foi usado por duas rainhas da Inglaterra, uma rainha da Escócia, e outro portador notável foi Mary Shelley, autora de “Frankenstein”.

Luísa é a forma feminina de Luís, que por si, é uma das formas possíveis do nome Ludovicus, forma latinizada de Ludwig, originado a partir do nome germânico Chlodovech, que foi composta dos elementos hlud "famoso" e wig "guerra, batalha".

Essa variante chegou até nós através do francês Louis, dando origem à Luís e posteriormente, à variante feminina, Luísa. A forma feminina Luísa foi encontrado inicialmente na Inglaterra em 1646 como Luese, tornando-se comum somente por voltar do século XVIII.

Maria Luísa é um composto bastante comum no Brasil. No ranking do BabyCenter Brasil divulgado em 2015, Maria Luiza, nessa grafia, é o 3º nome composto mais registrado no Brasil, perdendo apenas para Maria Eduarda e Maria Clara. Já na lista oficial divulgada pela Arpen/SP, Maria Luísa teve 276 registros, somados à 329 registros de Maria Luisa (sem acento), e 199 Maria Luíza (com acento e z) e ainda, 2729 registros de MARIA LUIZA, a grafia preferida dos brasileiros segundo os dois rankings.

María Luisa Alcalá (23 de março de 1943) é uma atriz mexicana, conhecida no Brasil por ter interpretado a personagem Malicha, também conhecida como Malú, do seriado Chaves.

Maria Luísa Ferraz Americano de Caldas, foi uma mecenas brasileira das artes.

Maria Luísa de Áustria ou Maria Luísa da França, nascida Maria Ludovica Leopoldina Franziska Therese Josepha Lucia von Habsburg-Lothringen, foi a segunda esposa e consorte de Napoleão I de França.

Maria-Luísa de Bourbon, foi uma infanta de Espanha, rainha consorte de Etrúria, duquesa soberana de Luca, por seu próprio direito.

Maria Luísa da Espanha (também conhecida como Maria Luísa de Bourbon), foi filha de Carlos III da Espanha e da rainha Maria Amália da Saxônia.

Maria Luísa Mendonça, é uma atriz brasileira.


Atualização em 15.12.2016: Maria Luiza está no 12º lugar em relação aos nomes mais usados em 2016, segundo o BabyCenter Brasil, e é o primeiro lugar dos nomes compostos para meninas.



.

Um comentário: