segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O significado dos nomes dos personagens em Jogos Vorazes

.

Atenção: o texto a seguir possui pequenos spoilers de "Em Chamas e A Esperança".

A velha frase já dizia que a primeira impressão é a que fica, e a mesma regra vale para os nomes de personagens em séries de livros e filmes. São eles que nos dão uma pista sobre a provável personalidade dos protagonistas e sobre a capacidade do autor de criar um nome que descreva bem suas criações. Em Jogos Vorazes esse fato não é diferente e a autora, Suzanne Collins, apesar de ter feito escolhas exóticas, conseguiu passar para um simples nome informações bastante importantes.

Katniss

Katniss é um grande exemplo. Já foi mencionado no livro que seu nome provém de uma planta aquática comestível, mas não é mencionado que essa planta, também conhecida como Sagittaria (e ainda, como batata pato ou batata cisne) significa “pertencente a uma flecha”, "seta", ou "cabeça de seta" em razão de suas folhas serem alongadas. A definição pode ser muito bem aplicada à personagem já que sua habilidade com o arco e flecha é excepcional.

" Ele ensacava os patos que faziam seus ninhos na margem, caçava ovos na grama e nós dois cavávamos bem fundo á procura de raízes de katniss, a planta em homenagem à qual recebi meu nome. De noite, quando chegávamos em casa, minha mãe fingia não me reconhecer porque eu estava limpa demais. então ela preparava um jantar fantástico com pato grelhado e tubérculos de katniss assados com molho."
-Pg. 42 de Em Chamas.


Peeta

Já o companheiro de arena de Katniss, Peeta, tem um nome que captura sua personalidade de menino doce. A palavra “pita” além de dar nome ao famoso pão, mais conhecido no Brasil como pão sírio, em grego significa “bolo, torta” duas coisas completamente relacionadas ao ofício do personagem. Uma curiosidade: Peeta em estoniano significa "considerado". 

Rue

Mais um dos tributos que merece atenção é a pequena Rue. Seu nome é inspirado em um arbusto de pequenas flores amarelas, conhecida em português como Arruda. A planta é usada para fins medicinais, e no livro Rue sabe muito bem como utilizar este tipo de planta, e até mesmo cura Katniss das ferroadas de teleguiadas. Outra curiosidade é que no momento da morte de Rue, Katniss a enfeita com várias flores coloridas, inclusive amarelas. Além disso, "Rue" em francês significa rua.

Gale

O nome do amigo de Katnnis, Gale, em tradução literal significa ventania, tempestade, até mesmo revolução. E o personagem mostra isso quando participa das batalhas ao lado do Distrito 13. Além disso, “gale” também pode ser uma pequena parte de terra utilizada para mineração de ferro ou carvão na Inglaterra, o que lembra muito a profissão do personagem que para sustentar a família trabalha nas minas de carvão do Distrito 12.

Cinna

O nome Cinna também é curioso. Em Júlio Cesar, uma das obras de William Shakepare, Cinna é um poeta, mas também um conspirador.  O estilista de Jogos Vorazes à primeira vista pode parecer passivo, mas é ele que lança Katniss como o rosto da revolução quando coloca seu vestido de casamento em chamas, literalmente a transformando em um tordo. O que nos mostra que estes dois “Cinnas” possuem muito em comum.

A peça Julio César é inspirada na história do imperador. Na vida de Julio César dois Cinnas cruzaram seu caminho Cornélio e Hélvius Cinna. Hélvius foi um grande poeta da época, mas no funeral de Julio César em a.C 44 foi confundido por Conélio Cinna e foi morto no funeral. Cornélio Cinna era conhecido como O Conspirador, porque era acusado de ter assassinado Julio César. Cinna é também o nome de uma planta.


Coin

A escolha do nome Coin, em português “moeda”, para a presidente do Distrito 13 é interessante. Em A Esperança, apesar de liderar uma nação que representaria a liberdade fica claro que a presidente é tão controladora quanto Snow, líder da Capital. Coin revela uma personalidade maldosa e vingativa, mais conhecida como “duas caras”, assim como uma moeda que possui duas faces diferentes.

Primrose

Primrose Everdeen, irmã mais nova de Katniss, tem seu nome inspirado na planta prímula, Oenothera spp, uma planta que Collins descreve como bonita e delicada. Como o personagem, a prímula com sua delicadeza não apresenta ousadia, mas é uma planta medicinal conhecida como "cura-tudo", bem como um agente de amaciamento, refletindo o caráter de Primrose na história, Suas flores vão prosperar na terra abandonada, assim como a personagem.

"[...] Olho para as plantas, os bolos de terra pendurados das raízes e respiro fundo à medida que a palavra rosa é registrada em minha mente. Estou prestes a berrar as coisas mais horríveis para Peeta quando o nome verdadeiro me vem à mente. Não se trata de uma rosa comum, mas da Prímula Noturna. A flor em homenagem à qual minha irmã foi batizada [...]"
 -Pg. 411 de A Esperança


Effie Trinket

Effie vem do grego e significa 'Bela Voz'. O sobrenome Trinket em inglês significa bugiganga, perfeito para um cidadão da capital, não acham??

Snow

Quando Suzanne Collins escolheu o nome do primeiro vilão da série, teve em mente que ele seria frio. Quando o conhecemos, apenas o chamávamos de Snow, e a palavra 'snow' em inglês significa 'neve', e a neve é fria, assim como ele. Coriolanus é o nome de uma peça de teatro de William Shakespeare.


Seneca

Se juntarmos alguns fatos que sabemos sobre ele, acabamos com o nome de um advogado, escritor, filósofo Lucius Annaneus Seneca. Este foi acusado de participar da Conspiração de Pisão, na qual o assassinato de Nero teria sido planejada. Como punição, teve que se assassinar, cortando os pulsos. Nosso Seneca também teve que se assassinar, tudo por causa de um punhado de amoras.


Finnick Odair

Segundo alguns sites e livros, 'finnick' surgiu a partir da junção de duas palavras: 'fin' 'nick'. Fin em inglês é algo relativo à pesca ou animais marinho, como por exemplo: barbatana, nadadeira, estabilizador vertical, leme de inclinação, etc. Já nick, é geralmente o apelido de Nicholas nos EUA, que significa 'Vitorioso do Povo', e Finnick era o vitorioso de Panem. Odair é similar à palavra galego-escocesa 'Adair', que significa 'lança feliz'.

Clove

Se ir no google images e digitar 'clove', sem colocar 'jogos vorazes' depois, seu resultado será imagens de cravo-da-índia. Por que isso acontece? Clove em inglês significa cravo-da-índia.

Glimmer

A palavra 'glimmer' em inglês significa glitter. Como Glimmer é do D1, seu nome tem ligação ao luxo.


Em meio a um enredo cheio de reviravoltas como Jogos Vorazes, às vezes é difícil notar certos detalhes como o significado dos nomes. Porém, isso prova que Suzanne Collins teve a perspicácia de planejar personagens marcantes e que com certeza não serão esquecidos facilmente.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário