domingo, 28 de fevereiro de 2016

Ofélia




O nome Ofélia, ao longo dos tempos, foi inspiração para muitos poetas. Falou sobre ele inclusive, Fernando Pessoa, sobre sua amada Ophélia Queiroz. Ela foi seu único amor, pelo menos até onde se sabe, por volta de 1920. Pudera: Ofélia, provavelmente, é um nome nascido na Arte, com berço no Universo Literário.

Ele teria sido utilizado pela primeira vez pelo poeta italiano Jacopo Sannazaro (Século 15), em seu poema “Arcadia”. Derivado do grego ophelos (οφελος), que significa "ajudar". Não vejo nada de desagradável no significado, definitivamente, ele não fica mal. 

Depois de Jacopo, Shakespeare também o usou na sua peça Hamlet (1600), mas nesse caso, é trágico, já que Ofélia enlouquece e se afoga. Apesar disso, o nome tem sido usado desde o século 19.

"A história de Ofélia inspirou inúmeros pintores, 
de entre os quais, destaco um favorito, 
John William Waterhouse que a pintou diversas vezes, 
sendo as pinturas mais conhecidas 
de Ofélia a de 1889, 1894 e 1910" 

Pessoalmente, prefiro a grafia antiga/original, Ophelia, que seria a que eu usaria caso fosse dar esse nome a uma filha. 

Ofélia não consta da lista dos nomes mais populares de Portugal nem do Brasil, mantendo-se discreto ao longo do tempo. Em Portugal, o ano de 2014 viu nascer apenas uma Ofélia, e em 2015, nenhuma. No Brasil, nenhum registro consta. Não parece ser um nome muito apreciado no momento, e a personagem Ofélia interpretada pela Cláudia Rodrigues e exibida por bastante tempo no Zorra Total.

É bem natural que na mente na maioria das pessoas, Ofélia lembre mais um personagem de um programa de segunda classe de gosto duvidoso do que a Ofélia de Hamlet. Eu o considero ousado e com potencial para crescer, na carona de Olívia, um nome parecido e que também começa com O. Além disso tem a mesma terminação de outro nome que começa a ser – muito timidamente – apreciado: Amélia.


Referências:

Ofélia. O Blog dos Nomes. 
Ophelia. Behind The Name.
Ofélia. Wikipédia.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário