sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Orlando

.

Orlando Bloom é um daqueles portadores do nome que fazem a gente imediatamente passar a gostar do nome em questão. Ele  é conhecido por seu papel de Legolas nas trilogias de O Senhor dos Anéis e O Hobbit e pelo papel de Will Turner em Piratas do Caribe. Além disso, Orlando é o nome de uma cidade interessante na Flórida (EUA).

O nome deriva de Roland – existe também a variante Rolando, mas penso eu que ninguém em sã consciência usaria a não ser que quisesse que o bulliyng ficasse “rolando” o resto da vida – formado pelas palavras hrod (fama, glória) e land (terra, país), assim, pode ser entendido como “glória de sua terra”.

No Brasil, esse nome é considerado datado. Está associado a uma faixa etária em torno dos 50 anos, e por isso é pouquíssimo utilizado para bebês. Entretanto, foram 25 registros de Orlando em São Paulo no ano de 2015 (Arpen/SP), e por isso pode-se dizer que exista uma sementinha de mudança nessa concepção, ou então, que os Orlandos em questão sejam homenagens à pais e avôs.

Outras línguas: Rolland (germânico antigo), Roeland, Roland, Roel (holandês), Roland, Rolland, Roly, Rowland, Rowley (Inglês), Roland (francês), Roland (alemão), Loránd, Lóránt, Roland (húngaro), Rolando, Roldão (Português), Rolan (russo), Rolando, Roldán (espanhol), Roland (sueco).

Das variantes acima, a que eu mais gostei foi de Roel, apesar de parecer um espanhol lendo Joel, e achei charmosas, mas inviáveis, as versões Loránd e Lóránt. 

Além de Orlando Bloom, podemos citar outras referências:

Orlando Bonsignori, banqueiro italiano;
Orlando Brown, ator, comediante, ator de voz e rapper;
Orlando De Toni, jogador de hóquei no gelo italiano;
Orlando di Lasso, compositor;
Orlando DiPiazza, compositor e maestro italiano;
Orlando Gibbons, compositor e organista britânico;
Orlando Jones, ator e roteirista norte-americano;
Orlando Letelier, diplomático, político e ativista chileno;
Orlando Pizzolato, atleta italiano;
Orlando Rozzoni, jogador e treinador de futebol italiano.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário