terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Orquídea




Orquídea, como todos sabem, são plantas que geralmente possuem belas flores, pertencentes à família Orchidaceae. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos, e existem em todos os continentes, exceto na Antártida.

O nome Orquídea vem do grego όρχις (órkhis), que significa “testículo” e ειδος (eidos) que significa “aspecto, forma”; Assim, significa “em forma de testículo”, nome esse dado por causa de suas flores em forma de testículo de um dos primeiros gêneros descobertos. Como foram os primeiros gêneros a serem formalmente descritos, dele derivou o nome de toda a família de plantas.

Esta denominação foi atribuída por Theophrastus, filósofo grego que verificou a semelhança das raízes de algumas Orquídeas com testículos humanos. Por isso, na Idade Média acreditava-se que as Orquídeas possuíam características afrodisíacas. Assim, os gregos acreditavam que a Orquídea era um símbolo de virilidade.

O significado não pode ser classificado como um dos mais auspiciosos. Mas podemos abstrair dele ao associar as maravilhosas flores que são a paixão de muita gente. É um nome que se enquadra nos famosos nomes de flores (Rosa, Margarida, Violeta, etc.), mas ao mesmo tempo, não é tão trivial e corriqueiro.

Segundo o que encontrei n’O Blog dos Nomes, sendo a versão portuguesa do nome Orchid, que é a palavra inglesa para "Orquídea" este nome não teria significado em si. Então, nesse caso, é possível abstrair o significado estranho acima.

Como não é muito usado, ele tem o benefício de ser raro e original. Exclusividade é o que se espera de alguém que se chame OrquídeaUma boa inspiração pode ser o romance A Casa das Orquídeas, da autora Lucinda Riley.  

De todas as listas brasileiras consultadas, não encontrei nenhuma Orquídea. Ele não é usado como nome próprio, pelo menos nesse universo pesquisado, mas visto que nomes de flores são usuais nomes femininos próprios, Orquídea poderia ser um nome graciosamente escolhido. Eu consideraria fenomenalmente ousado e interessante se visse uma escolha assim.

Ele se encaixa numa tendência literal, com contato com a natureza, com as plantas, e com a simbologia que a Orquídea traz. Na Grécia Antiga, se uma jovem se apresentava com Orquídeas enfeitando a sua cabeça, isso significava que estava procurando o seu par ideal. Se o mesmo acontecia com uma mulher mais velha, na maioria das vezes isso era um sinal de ostentação, uma demonstração da sua riqueza e luxo em que vivia.
Relatos antigos descrevem crenças a respeito de propriedades medicinais e místicas das Orquídeas. Para ter poder e vigor, os Astecas ingeriam uma mistura de Orquídeas com chocolate. Na China, pessoas comiam as flores pois acreditavam que estas poderiam curar doenças respiratórias.
Hoje em dia a Orquídea é uma flor que que está associada à sexualidade e beleza feminina. Por este motivo, as populares tatuagens de Orquídeas são mais comuns em mulheres. A Orquídea pode ter variadíssimos significados, amor, desejo, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força, luxo, beleza, etc. Cores diferentes têm significados diferentes.

Orquídea. Significados.

Orquídea. O Blog dos Nomes.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário