quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Salvador


.

Um nome másculo. É assim que defino Salvador. Não consigo fazer a ligação religiosa que tantas pessoas alegam, e muito menos a ligação geográfica com a cidade de Salvador – BA. Para mim, é simplesmente um nome que cai bem a um homem bem resolvido.

Salvador é a forma espanhola e portuguesa do nome em latim, Salvator, que tem significado literal. Como um adjetivo pode ser entendido como “aquele que salva”, ou seja, alguém que tira outra pessoa de uma situação critica ou que arrisca a perder a vida. Evidentemente, é um epíteto atribuído a Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar os homens.

Um famoso portador deste nome era o pintor surrealista espanhol Salvador Dalí (1904-1989). Podem ser consideradas variantes: Salvadore (espanhol); Sauver (francês); Sal (inglês); Salvatore, Tore (italiano), Salvator (romano antigo). 

Além de Salvador Dalí, podemos citar o político chileno Salvador Allende, o militante anarquista catalão Salvador Puig Antich, e o religioso capuchinho brasileiro Salvador Pinzetta. 

Quanto à sua conotação geográfica, além de Salvador – BA, famosa cidade brasileira, temos ainda San Salvador (El Salvador), San Salvador de Jujuy (Argentina), San Salvador Atenco (México), San Salvador el Seco (México).

Mesmo com a religiosidade fortemente demarcada no Brasil, Salvador não é um nome que conste na lista dos nomes mais usados, aliás, na lista da Arpen/Sp de 2014, não temos nenhum registro. Logo, Salvador conta com o beneficio da exclusividade.

Vejo como uma ótima opção tanto para aqueles que têm uma religiosidade forte e desejam homenagear Jesus, como para aqueles que não têm essa característica e queiram um nome definitivamente másculo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário