sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Serafina

.

Serafina e nenhuma de suas variantes possui registros em São Paulo, em 2015, nem no ano anterior. Não é um nome apreciado no Brasil e é considerado ultrapassado, ligado à gerações anteriores. Poderia dizer inclusive, que Serafina é um nome que causa praticamente aversão aos brasileiros.

Na verdade, seu significado é lindíssimo. Serafina é a forma feminina do nome latino antigo Seraphinus, derivado da palavra bíblica “serafins”, que é de origem hebraica e significa “os inflamados”, referindo-se a uma ordem de anjos, descrita por Isaías na Bíblia como tendo seis asas cada. Eles estariam sempre envoltos no fogo sagrado do amor de Deus, daí o significado. A palavra hebraica saraf significa “queimar, incendiar”.

Este foi o nome de uma santa italiana que fazia roupas para os pobres. A forma masculina mais usual é Serafim, e em outras línguas temos Séraphine (francês), Serafima (macedônico), Seraphine, Seraphina (inglês).

Os nomes com terminação –ina tem ganhado cada vez mais adeptos, vide Valentina, Catarina, Carolina, e até mesmo Angelina, que parece ganhar espaço no Brasil. A terminação de Serafina é idêntica, porém, temos todos um contexto histórico e também, a inicial “Sera”, que as vezes pode parecer agressiva, bruta.

Arrisco dizer que precisaria uma artista extremamente famosa usar o nome Serafina ou termos uma pessoa chamada Serafina famosa, bonita, talentosa e heroína para que o nome tivesse algum impulso novamente.

No livro Dezesseis Luas, que faz parte da coleção Beautiful Creatures, escrito pelas autoras americanas Kami Garcia e Margareth Stohl, existe uma personagem chamada Sarafine Duchannes, é uma bruxa das trevas, mãe da personagem principal Lena Duchannes (dito Lina, em inglês). Foi feito um filme sobre esse livro – que é uma das piores adaptações que eu já vi – onde ela não aparece tendo um corpo próprio.

Pessoalmente acho que Sarafine é muito melhor, muito muito mesmo, do que Serafine, e eu até usaria sem problemas. Acho mesmo que tem uma aura de Bruxa por trás do nome, e eu adorei. Ele equilibra a sonoridade e deixa para trás o som agressivo de “Sera”, trocando por “Sara” quem é um nome familiar.

Como referências a personalidades com este nome destaco Santa Serafina (Itália, século XII), Serafina Sforza (membro de uma família italiana com grande poder, século XV), a Beata Maria Serafina (Itália, século XIX) e a talentosa Serafina Steer, música, cantora e compositora britânica, hoje em dia com os seus 33 anos. Seraphina foi também o título do romance de Caroline Burney (1809) e o título de um romance de fantasia de Rachel Hartman. Serafina Pekkala era o nome da vilã do livro e filme: A Bússola Dourada (2007). Recentemente, foi também lançada a revista Serafina no Brasil.

Referências:

Seraphina. Behind The Name.

Serafina. Wikipédia. 

Serafina. O Blog dos Nomes. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário