quinta-feira, 17 de março de 2016

Emília

.


Um nome retrô muito carismático, bonito, meigo e doce sem ser enjoado. Adoro mesmo! É um dos meus nomes preferidos. Em um post do grupo Sociedade dos Nomes, a Patricia Monteiro nos informou uma novidade, que Emília também é um nome de flor, a Bela-Emília (serve até como inspiração para composto), é um tipo de jasmim, o jasmim-azul! Fica uma dica para quem apreciar compostos: Bela Emília e Jasmim Lazuli.

Emília é uma variante portuguesa, eslovaca e húngara de Emily que é inglesa.

É uma forma feminina de Aemilius. A partir do nome Emílio da família romana, que foi derivado de aemulus, de origem latina que significa "rival". No mundo de fala inglesa, não era comum até depois da Casa Alemã de Hanover subir ao trono britânico no século 18; a princesa Amelia Sophia (1711-1786) era comumente conhecido como Emily em Inglês, apesar de Amelia ser um nome não relacionado. Também é um nome geográfico. A Emília (em latim: Aemilia) é uma região histórica da Itália setentrional, cujo nome deriva de uma estrada romana, a Via Emilia. Atualmente, a Emília, juntamente com a Romanha, faz parte da região da Emília-Romanha. Administrativamente, a Emília compreende as províncias de Placência, Parma, Reggio Emilia, Módena, Ferrara e de Bolonha (excluindo-se os municípios de Ímola, Dozza e o vale do rio Santerno.

Suas variantes são: Aemilia (Antigo Romano), Emiliya (Búlgaro), Emilija (Croata, Lituano. Macedônio, Sérvio, Esloveno), Emílie (Tcheco), Emilia (Dinamarquês, Inglês, Finlandês, Italiano, Norueguês, Polonês, Romeno, Espanhol, Sueco), Emilie (Dinamarquês, Alemão, Norueguês, Sueco), Emily, Amilia, Em, Emalee, Emely, Emilee, Emmie, Emmy, Millie (Inglês), Milly (Inglês, Norueguês, Sueco), Emmi (Finlandês), Émilie (Francês), Emilía (Islandês), Emīlija (Letão), Emelie (Sueco).

Nessa geração Emília nunca foi popular, ao contrário de Emily. Não há presença dele, nesses últimos anos no top 100 do ranking do BabyCenter Brasil. Já no ranking da ARPEN-SP, em 2014 foram registradas 24 Emilia e em 2015 foram 19 Emília e 17 Emilia. Em Portugal no ano de 2014, foram registradas 33 Emília, 3 Emilia, 3 Emília Maria e 7 Maria Emília. Compostos como segundo nome: Renata Emília, Chanda Emilia, Beatriz Emília, Melissa Emília, Túlipa Emília e Carolina Emília, como primeiro nome: Emilia Nikole, Emilia Iliyanova, Emília Francisca, Emilia Francesca, Emília Sara, Emília Ester, Emília Sofia, Emília Isabela, Emília Gabriela e Emília Inês. Em 2015, foram 47 Emília, com uma subida de +14 em relação ao ano interior e apenas uma Emilia. Popularidade mundial: Islândia 2º, Finlândia 8º, Áustria 11º, Polônia 15º, Chile 16º, Suíça 21º, Suécia 26º, Hungria 44º, Inglaterra 56º, Irlanda 57º, Noruega 65º, Austrália 81º, Escócia 88º, Estados Unidos 164º e Holanda 244º.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind the name, os entrevistados acham que:
74% muito bom, 97% feminino, 51% clássico, 51% maduro, 51% formal, 51% elegante, 75% natural, 75% maravilhoso, 51% delicado, 74% refinado, 68% simples, 51% sério.

Personalidades famosas

Emilia Ferreiro - É uma psicóloga e pedagoga argentina, radicada no México, doutora pela Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget.

Emilia Clarke - É uma atriz inglesa conhecida pela sua interpretação da personagem Daenerys Targaryen na série de televisão Game of Thrones, da HBO.

Emília Freitas - Foi uma romancista, poeta e professora brasileira.

Emília Viotti -  É uma historiadora e professora brasileira.

Emília - É uma das personagens principais da obra infantil de Monteiro Lobato, na série relacionada ao Sítio do Picapau Amarelo. 


Atualização em 21.05.2016:
Emília, segundo o Nomes no Brasil (Censo 2010, IBGE) é o nome de 51.734 pessoas, em termos gerais no território brasileiro, desde 1930 a 2000. A maioria delas foi registrada na década de 50, e o estado onde são mais frequentes é o Paraná. 




.