domingo, 6 de março de 2016

Glenda

.
Na lista de São Paulo, da Arpen/SP, do ano de 2015 aponta que foram registradas 10 meninas chamadas Glenda. Também verificou-se o registro de 4 Glendha. Ou seja, apesar de ser um nome bem conhecido por conta da apresentadora e ex-atleta Glenda Kozlowski, que é conhecida por apresentar o Esporte Espetacular (Rede Globo).

A última vez que Glenda apareceu no ranking dos Estados Unidos foi em 897ª posição, no ano de 1989; A maior popularidade dele em território americano foi em 1943, então, nos EUA pode ser considerado um nome antigo. No Brasil, ele nunca teve muita expressão, apesar do gosto dos brasileiros pelos nomes estrangeiros.

Ele faz parte da lista de nomes adaptados. Segundo o Behind The Name, Glenda foi um nome criado no século 20 a partir dos elementos galeses Glan, "puro, limpo" e da "boa". Por interpretação, Glenda significa “pura e boa”. Sempre lembrando que nomes criados recentemente tem o problema de serem pouco legítimos em termos de significado.

Glenda é parecido com Brenda, em termos de sonoridade, mas muda bastante sua impressão por causa do “Gl”, encontrado em Glauce, por exemplo. No filme “Oz Mágico e Poderoso”, Glinda é o nome dado à bruxa boa, parecendo-se muito com Glenda.

Referências:

Glenda Gilson (Dublin, 1 de novembro de 1980) é uma modelo e apresentadora de televisão irlandesa.


Glenda May Jackson, (Birkhenhead, Cheshire, 9 de maio de 1936) é uma atriz e política britânica nascida na Inglaterra e vencedora de dois Óscares de Melhor Atriz.




.