segunda-feira, 28 de março de 2016

Iker

.
Iker é um nome, que para os brasileiros, ainda é estranho. Acho-o parecido com Ícaro, mas ainda não o suficiente para estar familiarizada com ele. De qualquer modo, acho que Iker, assim que descoberto pelas pessoas, pode ter potencial para crescer em terras brasileiras.

Basicamente, Iker é um nome basco que significa “visitante” ou ainda, “visitação”. Apesar de não ser nada comum no Brasil, é popularíssimo no território espanhol, estando no top 20 do ranking espanhol, e também da Catalunha e da Galícia. Isso se deve, particularmente, ao sucesso do goleiro da Seleção de Futebol da Espanha, que também joga no Real Madrid, Iker Casillas.

Iker é um nome curto, muito raro tanto no Brasil quanto em Portugal. Em Portugal, só o torna usável caso a pessoa tenha dupla nacionalidade ou seja casado com um estrangeiro. Já no Brasil penso que seja perfeitamente usável, já que podemos escolher e registrar qualquer nome sem praticamente nenhuma restrição.

Aparentemente, ele tem boa recepção no mundo todo, já que no ano de 2014, entrou no top 100 dos Estados Unidos na posição 215. Além disso, estava na posição 20 (em 2013) na Catalunha, e na posição 21 (em 2014) na Espanha. 

A pronúncia e a escrita desse nome no Brasil em nada diferem da Espanha, o que facilita muito o seu uso. Não tem problemas de causar constrangimentos, e está na mesma onda de vários outros curtinhos como Noah, Théo e Gael, que entraram recentemente nas preferências dos brasileiros para nomes masculinos.

Como Iker é curto, com apenas 4 letras, pode ser usado também em compostos, embora eu não consiga visualizá-lo com nomes tradicionais ou clássicos. Acho que um composto com Iker pede outro moderninho.


Cabe acrescentar algumas outras referências: Iker Flores Galarza é um ex-ciclista profissional espanhol; Iker Muniain Goñi é um jogador de futebol espanhol que atualmente joga pelo Athletic Bilbao; Iker Martínez de Lizarduy Lizarribar é um velejador espanhol, campeão olímpico e tri-mundial na classe 49er; Iker Romero Fernández é um jogador espanhol de handebol que atualmente joga pelo Barcelona.


Referências:

Iker. O Blog dos Nomes. 

Iker Casillas. Wikipédia.

Iker. Behind The Name. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário