domingo, 27 de março de 2016

Lea & Lia

.

Lea e Lia são nomes que no Brasil, estão ganhando somente agora o destaque merecido, por que até então, era considerado meramente um apelido de outros nomes mais longos. A despeito disso, nasceram no ano de 2014, 72 meninas chamadas Lia, e 22 Liah, e não houve registros de Lea ou Leah. Em 2014, nasceram 94 meninas chamadas Lia, e 16 Liah, além de 3 Lea e 1 Leah.

Lea, Lia, Leah ou Liah são todos o mesmo nome, em diferentes grafias. Todos eles vem do original hebraico Leah, לֵאָה (Le'ah), que significaria “cansada”. No texto Bíblico, Leah é a irmã mais velha de Raquel e a primeira esposa de Jacó.

Uma outra teoria diria que Leah origina-se no povo acádio, um povo nômade da Síria, e que significaria “Senhora” ou “governadora”. Tambem é tradicionalmente encarado como apelido para nomes terminados em “lia”, como Rosália, Julia, Cecília, etc.

Das quatro grafias – Lia, Lea, Liah, Leah – eu pessoalmente prefiro Liah. Primeiro por que tenho dificuldade de conceber um nome com apenas três letras, e acho que o H deixa-o com menos cara de apelido. Entretanto, a grafia Lia é a simultaneamente a versão em português, galego, italiano e georgiano. Mas Lea é mais internacionalizado, visto que é semelhante a versão anglófona, e inclusive, está no top 100 dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Irlanda, Canadá, Noruega e Suécia.

A minha ressalva a Liah e Leah é que no Brasil, Mariah e Eloah, são lidos como Mariá e Eloá, assim como Dinah, Yonah, e por incrível que pareça, até mesmo Noah. Então daqui a pouco, pode haver alguém que ache que esse H no final puxe acento, e então leia Liá ou Leá. O que não faz sentido, absolutamente.

Como é um nome curto, fica bem em qualquer composto, como primeiro e segundo nome, exceto aqueles que rimam (Maria Lia, por exemplo) ou aqueles que geram palavras constrangedoras (como Ana Lia = “anal + ia).

Eliane Soares da Silva, mais conhecida como Liah é uma cantora e compositora brasileira. Em 2003 a cantora lançou seu primeiro single, "Garotas Choram Mais", que logo alcançou um bom desempenho nas rádios brasileiras. Atualmente, anda meio sumida.


Liah. Behind The Name.
Lia (1). Behind The Name.
Lia (2). Behind The Name.
Leah. Behind The Name.

Lea. Behind The Name.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário