sábado, 12 de março de 2016

Luciana




Luciana é a forma feminina de Luciano, que por sua vez, vem do nome Lucianus, que era um sobrenome romano derivado de Lucius, que significa ‘luz’, ‘portador da luz’.

As variantes desse nome são inúmeras, desde as válidas até as inventadas. A mais comum no Brasil é Luciane, mas existe Luciele e Luciara também. O BTN considera válidas as variantes Lucienne (francesa) e Lucyna (polonesa).

Apesar de ser um pouco datado, no quesito de ter sido usado demasiadamente em determinada geração, ele ainda não foi totalmente abandonado ao esquecimento. No estado de São Paulo, no ano de 2014, foram registradas 56 meninas chamadas Luciana. Não houve registros computados de outras grafias, que aparentemente, ficaram restritas a geração dos anos 80.

Na Itália, Luciana foi usado em demasia na primeira metade do século 20. Foi o quinto nome mais popular em Roma em 1926 (atrás de Maria, Silvana, Maria Luisa e Liliana) e 1931 (atrás de Maria, Annamaria, Marisa e Anna), esteve em 10º  em 1936, 7º  em 1941 e 9º  em 1946. Hoje é raramente utilizado.

Santa Luciana, canonizada tempos mais tarde, foi a mulher que encontrou o corpo de São Sebastião nos esgotos de Roma e sepultou-o nas catacumbas, por volta do ano 287 d. C.
Podemos citar algumas referências atuais do nome:

Luciana, cantora britânica; Luciana Genro, política brasileira; Luciana Gimenez, modelo e apresentadora brasileira; Luciana Liviero, jornalista brasileira; Luciana Mello, cantora brasileira; Luciana Vendramini, atriz brasileira; Luciana Paluzzi, atriz italiana; Luciana é um município da Espanha na província de Ciudad Real, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha.

‘Princesa Luciana’ é um personagem no filme Barbie a Princesa da Ilha. No filme, ela quase se casa com o príncipe Antonio. É também um personagem em The Comedy of Errors (A Comédia dos Erros) de Shakespeare.


Acho que os nomes terminados em “Ana” dificilmente perdem o frescor e a atualidade. Luciana é um deles. Consigo vê-lo numa mulher adulta tanto quanto numa pequena criança. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário