terça-feira, 15 de março de 2016

Moana



Moana é um nome internacional, mas facilmente escrito e compreendido em português. Por isso, uma excelente alternativa para fugir dos bolorentos nomes populares. Ele tem origem nas línguas polinésias (sendo o maori, na Nova Zelândia, e o havaiano, algumas das mais conhecidas), proveniente de povos indígenas que habitavam esses locais. Moana significa “oceano” ou “mar profundo”.

Pode também significar o ato de prostrar-se a si mesmo, inclinando-se para a frente em uma das mãos e joelhos, na presença de um chefe. Até então, tem sido totalmente incomum no Brasil, porém, sua popularidade pode aumentar visto que a Disney lançará o filme “Moana” em novembro de 2016. A mais nova princesa Disney certamente dará mais destaque ao nome.

O filme contará a história de Moana Waialik, uma jovem navegadora e única filha de um chefe tribal de uma longa linhagem de navegadores , no Pacífico sul. Quando sua família precisa de ajuda, ela embarca em uma jornada em busca de uma ilha lendária. Durante sua jornada, ela se une ao semideus Maui, para atravessar o oceano aberto, encontrando criaturas do mar, submundos desconhecidos e mitos encantadores. Tudo isso entremeado com o folclore dos povos nativos da Polinésia. Sem dúvida esse filme alavancará a popularidade do nome Moana em todo o mundo. 

Moaña é também o nome de um município da Espanha, mas o ñ tem uma pronúncia diferente do “n” em espanhol. Como referências “reais” do nome podemos citar Moana Maniapoto, cantora e compositora neo-zelandesa e Ika Moana, grupo de amigas surfistas cearenses que se uniram para divulgar o surf feminino.

Em algumas ilhas da Polinésia, Moana é usado no masculino, mas para a língua portuguesa, isso é bastante inviável, já que a terminação –ana é exclusivamente feminina. Sua associação ao mar, às ilhas polinésias e suas culturas ricas, transmite uma ótima sensação. São qualidades encantadoras para um nome, somando-se ao fato de ser raríssimo no Brasil ou em Portugal. 


Moana, no Brasil, é o nome de apenas 633 meninas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é o Alagoas, e um terço delas nasceu nos anos 90. Ou seja, é um nome raríssimo por aqui, apesar de belo e maravilhoso. Moanna também tem 40 pessoas representando a grafia, de acordo com os dados do IBGE. 

Em termos de registros recentes, somente uma Moana foi registrada em São Paulo no ano de 2015, de acordo com dados da Arpen/SP. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário