sexta-feira, 18 de março de 2016

Verena

.

Verena é um nome que lembra bastante a palavra verão, e isso por si só já é uma boa associação.

É de fácil escrita e pronúncia em qualquer país. Verena não é um nome difícil de escrever ou que traga constrangimentos ao seu portador. Fica bem com compostos, é feminino, forte e com presença marcante.

Em termos de registros, foram registradas 4 meninas chamadas Verena em São Paulo no ano de 2015, portanto, no Brasil, ele é ultra raro.

Verena deriva do latim “verus”, que significa verdade e também deu origem à Vera, um nome bem conhecido dos brasileiros. Ainda, poderia estar ligado à “venerandus”, que significa “venerável”. Outra alternativa etimológica diz que veio de Berenice, que significa “aquela que vence”, “Aquela que traz a vitória” (Benerice = Verônica = Vera = Verena).

Também pode ser encontrada no diminutivo “Vreni”, e como Vérène, na França.

Segundo o IBGE, há 3.019 pessoas com esse nome no Brasil (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que o estado de destaque é a Bahia. A maioria das mulheres chamadas Verena nasceram nos anos 80. 

Embora não seja uma santa popular no Brasil, existe a Santa Verena, que era uma virgem egípcia que no século III trabalhou na Suíça como enfermeira, e depois se estabeleceu em Zurique e evangelizou alemães. Santa Maria Bernarda Butler, fundadora das Irmãs Franciscanas Missionarias de Maria Auxiliadora, na verdade nasceu chamando-se Verena.

Além das santas, podemos citar Verena Buratti, atriz italiana, Verena Sailer, atleta alemã, Verena Stuffer, esquiadora italiana, Verena Zimmermann, atriz alemã.

Verena. Wikipédia.
Verena. Behind The Name.
Verena. O Blog dos Nomes. 


.

Um comentário: