domingo, 10 de abril de 2016

Edurne

.


Edurne não é exatamente o que eu chamaria de um nome conhecido das pessoas. É um nome basco, feminino do nome Edur, e significa “neve”. Edurne nome significa a neve, a pureza, a brancura em basco. O que é entendido como pura e branca como a neve. Conheci o nome através do post da Luinara Menezes, no Blog dos Nomes (acesse aqui). 

O nome é raro, incomum e bastante exótico. Mas na Espanha, e outros países de língua espanhola, esse nome não é incomum ao ponto de ser desconhecido. Seu significado é um bônus muito legal, pois conecta o nome à natureza.

Para quem gosta de Neve, mas não tem coragem de usar por que acha muito literal, Edurne é uma opção, embora com esse significado eu prefira Lumi, ou Nívea.

As iniciais do nome se parecem com Eduarda, que é bastante comum no Brasil, mas a sua terminação não tem nada em comum com nome nenhum. Na Espanha, existe a cantora Edurne (nascida Edurne Garcia Almagro), que também é atriz, modelo, compositora e apresentadora de televisão.


Existe também uma alpinista com esse nome, chamada Edurne Pasaban, a primeira mulher a subir o monte “14 ochomiles”, uma montanha com mais de 8 mil metros. E além dessas, temos as seguintes referências:

Edurne Uriarte Bengoetxea, cientista política basca e colunista.
Edurne Berrio, atleta espanhola de taekwondo.
"Edurne" é uma canção composta e escrita por Joan Manuel Serrat lançada como single em 1974.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário