sexta-feira, 22 de abril de 2016

Gaetana

.

Gaetana é a versão italiana do nome Caetana. Também pode ser encontrado nas variantes Gaetane e Cayetana. Origina-se a partir do nome Caietanus, do latim, que significa “habitante de Gaeta”, sendo Gaeta uma cidade italiana.

Existe uma lenda que diz que a cidade se chamava Gaeta por que ali foi enterrada Caieta, a enfermeira de Aeneas, contudo sua verdadeira etimologia é obscura. Caietas provavelmente deriva do grego Kaiadas e era o nome do lugar onde executavam os prisioneiros. 

Generalizado em toda a Itália, especialmente na Toscana, mais especificamente em Florença, o nome foi difundido graças à veneração à São Caetano. Na Alemanha, é utilizado em  menor intensidade pela população católica, em honra a Thomas de Vio, que se tornou o Cardeal Caetano ou Gaetano, um proeminente e ativo cardeal de Gaeta que se opôs a Martinho Lutero, depois que foi enviado para a Alemanha pelo Papa Leão X para tentar conter a Reforma.

Na Itália, cada nome tem o seu dia de festa, e no caso de Gaetana, é comemorado no dia 07 de agosto, em memória de São Caetano. Além desse, também há o Santo Gaetano Catanoso (4/4), sacerdote e fundador das Irmãs Verônicas da Sagrada Face; São Caetano Errico (29/10), fundador da Congregação dos Missionários dos Sagrados Coracões de Jesus e Maria;


Pessoas chamadas Gaetana:


Maria Gaetana Agnesi, matemática e benfeitora italiana;
Gaetana Andolfati Goldoni, atriz italiana de teatro;
Gaetana Aulenti, nome real Gae Aulenti, arquiteta e designer italiana;
Gaetana Sterni, Religiosa italiana;
Maria Teresa Cayetana de Silva, nobre espanhola

Cayetana Fitz-James Stuart, nobre espanhola.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário