sábado, 30 de abril de 2016

Inspiração em novelas: o caso surpreendente de Dara

Dara, interpretada pela atriz
Tereza Seiblitz

Hoje, existem 11.137 pessoas do sexo feminino chamadas Dara. Não é um número estratosférico, sendo que comparado a outros nomes femininos populares, Dara é bastante incomum, visto que está na 848º posição. Os dados do IBGE, expostos na plataforma “Nomes no Brasil”, são baseados no censo de 2010, e abrangem os nascimentos desde a década de 30 até os anos 2000.

Porém, na década de 40, foram apenas 30 pessoas nomeadas como Dara. A frequência vai se mantendo baixa até a década de 80, quando 163 Dara’s foram registradas. Porém, a década de 90, precisamente o ano de 1995, foi o ano da novela Explode Coração, onde a atriz Tereza Seiblitz interpretou a cigana Dara Sbano.

Dara com o Cigano Igor, interpretado pelo ator Ricardo Macchi.
E o que aconteceu foi um salto na popularidade: foram 7610 pessoas chamadas Dara que nasceram ao longo da década de 90. O número cai pela metade nos anos 2000, despencando para 3140.

Acredito que a partir de 2010, dados que não entram nessa plataforma, o número tenha caído ainda muito mais. Só para efeitos de comparação, a lista da Arpen/SP que abrange o estado de São Paulo, no ano de 2015, aponta apenas 17 registros de Dara. Nada comparado ao sucesso dos anos 80.

A novela Explode Coração, sucesso absoluto na Rede Globo, exibida há exatamente 19 anos (1995-1996), que substituiu a lendária "A Próxima Vítima". Na novela Explode Coração, escrita integralmente por Glória Perez, a trama girava em torno da cigana Dara Sbano (Tereza Seiblitz) e Julio Cesar Falcão (Edson Celulari).

Dara é prometida ao cigano Igor (Ricardo Macchi) ainda criança, quando moravam em Sevilha, na Espanha. Vinte anos depois, ela não deseja cumprir com o acordo das famílias ciganas, deseja estudar e acaba envolvendo-se pela internet com o empresário Julio. Naquela época, músicas ciganas, a dança flamenca, assessórios e roupas com inspiração da cultura cigana fizeram a cabeça do povo brasileiro.

Dara.

Não encontrei informações sobre a escolha do nome da personagem Dara, se realmente é um nome comum entre ciganos de origem espanhola ou foi uma escolha exótica para demarcar a personalidade rebelde da mesma. É importante saber, entretanto, que apesar dos pesares, Glória não inventou o nome da sua personagem. O certo é que o nome Dara tem origens e significados distintos.  

1 - Seria um nome masculino irlandês, derivado de Mc Dara, que significa "árvore de carvalho". Variantes seriam: Daire, Darach, Daragh, Darragh.

- Significa estrela em Khmer - língua falada no Camboja - e seria um nome unissex.

3 - Além de um nome masculino em persa, que significa "rico". 

4 - Em javanês, Manuk Dara é a palavra usada para designar uma "pomba".





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário