sexta-feira, 8 de abril de 2016

Isla

.
O Behind the Name diz que Isla é uma variante de Islay, normalmente usado como um nome feminino. A partir do nome da ilha de Islay, que se encontra ao largo da costa oeste da Escócia. Mas quem escreveu isso não deve ter contato nenhum com o espanhol. Na verdade, Isla é um nome literal em espanhol que significa “ilha”.

É um nome que pode causar estranhamento no início, mas é substituído pelo encantamento logo em seguida. Uma escolha interessante para pessoas alternativas que gostam de nomes hippies e literais, mas que ao mesmo tempo não sejam óbvios – visto que cada vez mais a tendência de nomes desse estilo vem ganhando terreno.

Isla, para a surpresa de muitos, é um nome popular em certos países. Estando no top 5 da Escócia e Nova Zelândia, top 10 da Inglaterra e País de Gales, top 20 na Austrália, Canadá e Irlanda do Norte e no top 30 da Finlândia. Concluímos então que Isla é um nome reconhecido como nome, e não apenas como palavra, em diversos países de diversas línguas, com predominância nos países de língua inglesa.

Quem gosta da saga Piratas do Caribe, faz logo a ligação deste nome com a Isla de Muerta, que é uma das Ilhas onde se passa as aventuras do famoso pirata, capitão do barco Pérola Negra, Jack Sparrow, interpretado pelo Johnny Depp. Aliás, essa é uma das primeiras coisas que eu associo.

Cada vez mais vemos pessoas a procura de nomes curtos e internacionais e nomes com estas características sobem cada vez mais no top tanto do Brasil quanto de Portugal. Isla infelizmente não consta na lista de permitidos de Portugal, porém no Brasil pode ser uma alternativa para nomes como LisÍris, Luna e Flora, que contém as mesmas características, porém andam em crescimento constante. Também pode ser um ótimo nome para compôr aquele nome mais clássico e dar uma equilibrada e descontraída no nome escolhido.

Isla tem um ar despojado, alegre, divertido por todas as conexões que ele tem com a natureza e creio que, se olharem com carinho, pode ganhar cada vez mais fãs. Como referência, podemos citar a atriz escocesa Isla Fisher, que fez vários filmes como Quatro Amigas e um Casamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário