quarta-feira, 6 de abril de 2016

Mei

.

Mei   é um nome perfeito para quem aprecia o estilo de nomes curtinhos e modernos. Embora eu prefira a grafia May, para coincidir com o mês de maio em inglês, que é o mês das noivas, mas admito que não o usaria: é um nome que lembra a forma como a gente fala a palavra "meio” rápido, como em Minas Gerais. Ex: “Mei  ” e “fim”.

De acordo com o Behind The Name, Mei   é um nome oriental, de origem chinesa, que significa “bonita, linda” ou ainda, “ameixa”. Algumas fontes falam que significa “flor de ameixa” em alguns dialetos chineses. Mei  é o nome para a famosa flor de ameixa oriental (Prunus Mei ), que é a única flor que floresce no inverno (janeiro), e é, portanto, um símbolo do Ano Novo chinês.

Ou ainda, um nome japonês que teria combinado os elementos para “broto” e para “vida”, significando, por interpretação, “broto vivo” ou “broto da vida”.

Mei   também é a palavra holandesa para “maio” em tradução literal. É um nome curtinho, com apenas três letras, que soa agradável. Sendo sincera, dificilmente gosto de nomes com apenas três letras, nomes curtinhos, objetivos demais, mas Mei   é um nome aceitável. Como nomes curtos estão sendo muito reverenciados pelos brasileiros, Mei   pode ser uma nova alternativa.

Ainda tem uma submissão de usuários – que por isso não é tão confiável assim – diz que Mei   seria um diminutivo do nome Remei  , que significa “remédio” em catalão, o equivalente ao nome Remédios (de Nossa Senhora dos Remédios).


Por ter essa característica marcante de ser um nome extremamente curto, Mei   fica bom em compostos, pois é um coringa interessante para usar com nomes longos ou muito tradicionais, e assim deixar o nome mais jovial e moderno. Nos países orientais, muitas vezes, Mei  é usado duas vezes – Mei  Mei  – o que para nós pode ser aportuguesado como Meimei , que fica bem interessante.


Talvez sejam famosos no universo adolescente/ infantil as personagens Mei , de Mulan II : a lenda continua, ou Li Mei , de Mortal Kombat. Em São Paulo, no ano de 2015, foi registrada uma menina chamada Mei-Ling, que provavelmente deve ser filha de orientais ou então descendente, e uma Mei (sem compostos). 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário