quinta-feira, 21 de abril de 2016

Quintina


Antigo, incomum e que pode ser considerado atualmente com uma "carga pesada". É ao mesmo tempo alegre e nostálgico, talvez isso seja familiar em nomes romanos. Com uma letra tão esquecida do nosso alfabeto (e que poderia ser mais usada), se procurarmos há nomes interessantes com esta inicial e Quintina é um deles.

Prenome romano, ou determinado nome, que significa "quinto", em latim. Ele era tradicionalmente dado à quinta filha, ou, possivelmente, uma criança nascida no quinto mês. Este foi um prenome comum, sendo mais popular do que os outros nomes romanos numéricos.

Na música e na matemática: A quintina no sistema tonal ocidental, é um grupo irregular representando cinco notas tocadas em uma unidade de tempo. Do ponto de vista matemático, a quintina é equivalente a uma divisão de uma unidade de tempo de cinco em seguida: +1/5 + 1/5 1/5 + 1/5 + 1/5= 1. A quintina é representada por um laço que une as cinco notas (que não é para ser considerada nem um valor, nem uma ligadura de expressão) e um 5 escrito nele.

Suas variantes são: Quentina (Americano Africano), Quintona (Espanhol, Latim), Quintonice (Inglês), Quintonett (Francês), Quintana (Inglês, Espanhol, Catalão), Quintella (Inglês), Quintessa (Inglês).

Um nome raríssimo nos dias de hoje, obviamente nunca sequer entrou em top 100. De acordo com a ARPEN-SP, no Brasil nos anos 2014 e 2015 não obteve nenhum registro. Em Portugal ocorreu o mesmo. Segundo o SPIE em 1928 foram duas e em 1930 também foram duas. Sua popularidade mundial é inexistente.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
63% muito bom, 100% feminino, 55% clássico, 68% maduro, 86% formal, 68% elegante, 64% urbano, 59% maravilhoso, 59% delicado, 77% refinado, 86% complexo, 59% sério.

Personalidades famosas:
  • Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro - Foi uma professora laranjeirense, da linha de Possidonia Bragança, exerceu o magistério na antiga Escola Normal e manteve o colégio Sant' Ana em Aracaju, onde funcionou até o início da década de 1940. Em 1935, no curto período de organização democrática da chamada República Nova, Quintina Diniz foi eleita deputada estadual constituinte, participando da elaboração da Constituição estadual do mesmo ano. Foi a primeira mulher a ter esse tipo de participação política, decorrente tanto das suas ligações de família, quanto de seu engajamento nas causas atuais do seu tempo, incluindo o movimento feminista que empolgou e destacou algumas mulheres, em todo o Brasil.
  • Quintina Pelayo de Mirañar - Foi uma personagem da telenovela espanhola "El secreto de Puente Viejo" (O segredo da Ponte Velha). A série se passava na primeira metade do século XX.
O que pensam de Quintina? Acham que se encaixa nos dias atuais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário