sábado, 23 de abril de 2016

Raíssa

.

Eu nunca fui uma adepta muito fervorosa de nomes com final –issa. Melissa, Larissa, Clarissa (esse é o único que já esteve na minha lista) e ainda estou para achar um nome que eu realmente me apaixone com essa terminação. Mas não me interpretem mal: é que a terminação –issa confere doçura, melodia, suavidade, ternura ao nome. E eu gosto de nomes femininos impetuosos, fortes, demarcados, potentes, indomados. Aqueles nomes que a maioria das pessoas diz que é masculinizado (humpf!), são exatamente esses que me apaixonam. Então, não quer dizer que nomes com a terminação –issa são ruins. Só não fazem  meu estilo de nomes.


Raíssa está nesse conjunto de nomes melodiosos, suaves e doces. Um ataque glicêmico ambulante. É um nome internacional que tem se tornado bastante popular no Brasil, e segundo a Yasmim Paiva, do Blog dos Nomes (acesse o texto aqui), tem uma história bem interessante quanto à sua origem e significado. Aliás, significado(s), no plural.


Raíssa tem quatro possíveis origens. Tudo isso? Pois é. Tudo isso. Todos eles nos chegam através de Raisa (em português corresponde à Raíssa no Brasil e Raissa em Portugal).


1)      Na origem russa, provém do grego rhaion  e significa “a mais tranqüila”, “a mais relaxada”;
2)     Em iídiche, uma língua adotada por judeus na Europa Central e Oriental, significa “rosa”;
3)     Em árabe, Raíssa é considerado feminino do nome Rais, que significa líder, chefe. Nesse caso, Raíssa ganha o significado de princesa.
4)     Outra origem pouco divulgada é que Raíssa será um equivalente no nome Iraída, proveniente de Erhais, que significa “descendente de Hera”. Essa hipótese ganha força através de Santa Raíssa, que em muitas fontes aparece como Santa Iraída. Ela era filha de um presbítero e padeceu pela fé cristã, durante o período de 305 a 312 d. C. Ela vivia na cidade de Alexandria, e era freira num convento local. Certa vez viu um navio repleto de prisioneiros (homens, mulheres, clérigos e monges), que foram presos por serem cristãos. Raíssa protestou contra os maus tratos que estavam sofrendo e acabou sendo algemada e presa também. Os prisioneiros e também Raíssa foram torturados e morreram.


Aparentemente, todas as hipóteses são válidas. Mas, sem dúvida, no Brasil, o nome ficou conhecido e foi popularizado através de sua variante russa, por causa de Raíssa Gorbachova (Raisa Gorbachev), a primeira dama da URSS entre 1985-1991. Ela era casada com Mikhail Gorbachev, e como uma culta e elegante ex-professora marxista-leninista, foi destaque na mídia de sua época.


Raíssa Gorbachev é até hoje lembrada como uma das mulheres mais influentes do seu país. Foi defensora das causas sociais, como o tratamento de crianças com leucemia. Em 1999, por ironia do destino, Raíssa foi diagnosticada com essa doença. Faleceu dois meses depois; seu sepultamento aconteceu com honras de Estado.


No Brasil, Raíssa é considerado um nome jovial e moderno. Seu uso iniciou no final dos anos 80, muito raramente, e se impulsionou nos anos 90 – período em que Raíssa Gorbachev mais apareceu na mídia – desde então tem sido usado com freqüência. Ele não consta no ranking do BabyCenter Brasil, mas aparece na lista dos 100 mais registrados no estado de São Paulo (Arpen/SP, 2014), com 124 registros. Raissa (sem acento) tem 311 registros, e Rayssa, a grafia que parece ser a preferida, tem 803 registros. Além desses, Raysa tem 12 registros.


Em Portugal, onde apenas a grafia Raissa é permitida, o nome é reconhecido facilmente mas não é tão popular quanto no Brasil. Em 2014, teve 43 registros, entre os quais, alguns compostos: Raissa Vitória, Raissa Sofia, Raissa Isabel, Raissa Patrícia, Raissa Valentina e Raissa Paloma.


Em outros idiomas: Raisa (russo, italiano, inglês); Raísa (Espanhol), Raïsa (francês); Raiska (húngaro).


A partir de Raíssa, no Brasil, desdobrou-se uma outra variante, Raíza (proveniente do iídiche Raitza, versão menos usual de Raisa). Nesse caso, o significado de Raíza é apenas um, “Rosa”, pois provém apenas do iídiche.


O nome e suas variantes entre pessoas públicas:


  • Raisa Blokh - poetisa russa;
  • Raisa Bogatyrova - política ucraniana;
  • Raisa Surnachevskaya - piloto soviética de caça na Segunda Guerra Mundial, única piloto grávida na história dos combates;
  • Raissa Maritain - filósofa e poetisa russa;
  • Raissa Khan-Panni - cantora inglesa;
  • Rayssa Chaddad - nome artístico de Raíssa Barreiro Chaddad, atriz brasileira;
  • Raitza Burchstein - nome verdadeiro da soprano polonesa Rosa Raisa.
Referências:

Yasmim Paiva. Raíssa. O Blog dos Nomes.


Wikipédia. Raíssa.


Behind The Name. Raíssa.







.

2 comentários:

  1. Excelente!! A mais completa descrição!! Perfeito. O nome da minha filha que nascerá em junho 2022 será Rayssa.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blog. Pesquisadores de nomes próprios não devem deixar de visitá-lo.

    ResponderExcluir