quinta-feira, 28 de abril de 2016

Rubi & Ruby

.

Rubi esteve na minha lista durante muito tempo. Eu tive um bom período de vida com uma tendência bastante literal e hippie. Como naquele tempo eu também era noveleira, ele entrou para a lista com a personagem Rubi, interpretada pela Carolina Ferraz em Kubanacan, uma moça atrapalhada e durona. Achei o nome o máximo aplicado naquela personagem.

Só depois é que pensei no fato de ser uma pedra preciosa, e também de lembrar uma das cores que mais aprecio, o vermelho. Rubi é a forma portuguesa de Ruby que é de origem inglesa.

Rubi é uma pedra preciosa vermelha, uma variedade do mineral corindon (óxido de alumínio) cuja cor é causada principalmente pela presença de crômio. Os rubis naturais são excepcionalmente raros, mas produzem-se rubis artificialmente que são comparativamente baratos. Simplesmente a partir do nome da pedra preciosa (que em última análise deriva do latim ruber "vermelho"), que é a pedra de julho. Rubi entrou em uso como um nome dado no século XIX.

Suas variantes são:

Rubi (português) e Ruby, Rubye (inglês).

No Brasil, o nome não aparece no ranking dos 100 nomes femininos mais registrados do Brasil disponibilizado pelo site Baby Center Brasil. O que para mim é ótimo. Em SP, foram registradas 15 meninas chamadas Rubi, ou seja, um nome ultrarraro. Em Portugal, Rubi é considerado masculino, coisa que francamente, precisa de uma graduação em psicologia para entender que diabos faz uma pessoa pensar que Rubi é masculino. Foram registrados quatro garotos, dois com I e dois com Y, em Portugal. E duas garotas, uma Ana Rubi e outra somente Ruby (essa provavelmente filha de estrangeiros).

Popularidade pelo mundo, com base na grafia internacional Ruby: 

#10 Austrália, #10 Nova Zelândia, #11 Inglaterra, #16 Irlanda, #20 Irlanda do Norte, 22# Escócia, #73 Canadá, #90 Estados Unidos e #335 Holanda. 

Sendo muito comum na Austrália e na Nova Zelândia e muito incomum na Holanda, por exemplo. O que me surpreende, pois nos rankings da Holanda, percebemos que os holandeses apreciam muito nomes curtos. E  Rubi/Ruby não ser popular é uma grande novidade.

Personalidades famosas:
  • Ruby Rose - atriz, modelo e DJ australiana;
  • Ruby Bridges – ativista americana.
  • Ruby Lucas – personagem que interpreta Chapeuzinho Vermelho no seriado O.U.A.T;
  • Ruby, Kaiser Chiefs – canção da banda do ano de 2007;
  • Rubi - Uma telenovela mexicana produzida pela Televisa em 2004.

Referências

Yasmim Paiva. Rubi. O Blog dos Nomes


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário