quinta-feira, 14 de abril de 2016

Zorana

.


Zorana é um nome que eu descobri depois de ler o texto do Blog dos Nomes, e que eu não descobriria com facilidade sem ter visualizado isso. É o tipo de nome que eu sugeriria se alguém me pedisse para nomear um personagem bruxa, fada, sereia, ou qualquer ser do universo mítico e mágico. Além disso, tem uma sonoridade bonita e exótica e um significado sensacional.

Seria bem difícil encontrar esse nome há anos atrás sem o advento da Internet. Os livrinhos sobre nomes que eu tinha, não contavam com Zorana. Não conhecíamos nomes diferenciados, não tínhamos informações difundidas sobre nomes próprios e sempre precisávamos recorrer aos livretos de banca de Jornal, que não são o que temos de mais confiável para pesquisar.

Zorana tem um brilho especial, ainda mais por se tratar de uma inicial incomum em termos de nomes próprios femininos, tem uma grafia simples, facilmente escrito e pronunciado, e ao mesmo tempo, toda a simplicidade contida nas 6 letrinhas guarda um “Q” de mistério, sobrenatural.

De origem eslava, Zorana significa “Alvorada”, “Raiar do Dia”, “Aurora”. É um nome bem popular na Sérvia, sendo a forma feminina de Zoran, com o mesmo significado, usual na Sérvia, Macedônia, Eslovênia e Croácia, segundo o Behind The Name.

Uma figura importante da atualidade portadora desse nome é a vice-primeira ministra da Sérvia, Zorana Mihajlovic. Além dela, podemos citar: Zorana Arunovic - esportista olímpica sérvia; Zorana Todorovic - jogadora de basquete sérvia; Zorana Pavic - cantora sérvia; Zorana Kusmanovic - modelo sérvia.

No Brasil, Zorana é um nome extremamente desconhecido, mas ao mesmo tempo, é fácil de assimilar, já que é parecido com vários nomes femininos comuns terminados em –ana. Ao mesmo tempo, é exótico pela inicial Z, pouco vista usualmente. É uma opção interessante para quem quer nomes interessantes, mas não quer arriscar com nomes que sejam de difícil de pronúncia e grafia.

Quando a apelidos, para quem gosta, a criança pode ser chamada de Zora, Zori, Zana, etc., embora eu ache um desperdício usar um nome tão lindo para depois chamar por apelido. Quanto a compostos, penso que Zorana seja um nome bem difícil de compor com outros, por isso, é um nome para ser usado sozinho.

Referências:

Zorana. O Blog dos Nomes. 

Zorana. Behind The Name.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário