segunda-feira, 23 de maio de 2016

Araciara




Araciara seria um nome indígena de origem tupi-guarani que significa “ave que se alimenta do mel”.

Como a maioria dos nomes indígenas, é complicado encontrar referências dos mesmos. Araciara é um deles, embora uma passada no Google resulte em várias Araciaras do sexo feminino no Brasil, nenhuma notável o suficiente para servir de inspiração para alguém.

Os nomes indígenas podem ser uma ótima inspiração para quem deseja um nome bonito e diferente. Esses nomes indígenas latino-americanos são ótimos para crianças que vem de famílias que procuram reencontrar suas origens, para quem busca nomes originais, afastando-se daqueles nomes tradicionais que representam a cultura branca e europeia.

Inclusive, já houve no Brasil, nas primeiras décadas do século passado, uma iniciativa de nomear bebês nascidos aqui com nomes indígenas, justamente para representar o rompimento com a cultura europeia portuguesa, especialmente nos anos da Primeira República, onde sentimentos de pertencimento e patriotismo eram formados e incentivados no Brasil.

Com o tempo, infelizmente, esse hábito se perdeu e as pessoas passaram a valorizar mais nomes ingleses, associados aos Estados Unidos, a nova potencial mundial, que representava em seus imaginários o que havia de bom e melhor no mundo. Hoje, vivemos em uma nova fase de Brasil, e aquela sensação de inferioridade em relação à outros países, já não mais é tão forte e presente.

Assim, podemos muito bem recuperar nomes indígenas esquecidos, como Araciara. Outros nomes indígenas são mais comuns, como Tainá, Raoni, Cauã, etc., mas o universo de nomes é bem maior, aliás, bem maior do que a gente conhece, uma vez que o campo de estudos “nomes indígenas” ainda é muito fraco no Brasil.

Enquanto nome, Araciara é parecido com Araci, que já foi muito popular no Brasil nas primeiras décadas do século passado, e conservou certa popularidade até a metade do século XX. E a terminação vem com o nome Yara, que também é muito conhecido dos brasileiros. Então, em termos de sonoridade, não é nada estranho aos nossos ouvidos.

Evidentemente, não encontrei nenhum registro de Araciara nas últimas listas de registros disponíveis (Arpen/SP), o que confere originalidade e exclusividade ao pai/mãe que registrar uma menina chamada Araciara hoje em dia. A grafia Aracyara também é correta, já que como indígenas não tinham letras ou alfabetos, muito menos formas de escrita, muitas vezes as palavras indígenas foram representadas com y.




.

3 comentários:

  1. Eu acho que certos nomes muito ligados a um povo, fica melhor em seus descendentes. Acho que pode confundir a crianca ter um nome indigena e nao ser de familia indigena, ou ter um nome arabe e nao ser de familia arabe. Ate acho que o nome fica estranho junto com o sobrenome etc. Acho que tudo vai do bom senso dos pais na hora de dar um nome ao filho.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, mas alguns nomes não ficam bem em pessoas brancas, por causa da apropriação cultural mesmo. Eu olho para a foto do post e consigo pensar exatamente em uma menina índigena chamada Araciara, mas a empolgação apaga quando penso em uma branca com esse nome. Simplesmente não combina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma prima de grau distante com esse nome, não sei como a mãe dela escolheu um nome feio desse pra ela, é tanto que ninguém chama ela pelo nome só pelo apelido.

      Excluir