quinta-feira, 12 de maio de 2016

Dorabelle & Dorabella

.

Dorabelle e Dorabella foram nomes que acabaram pipocando no meu cérebro depois que achei Adorabelle & Adorabella no Think Baby Names. Sempre fico encucada pensando por que raios os nomes com inicial “A” são sempre em maior quantidade que os demais. Tem conhecidos meus que dizem que é por causa da ordem alfabética (os que tem nomes começados com a letra A tendem a ser chamados e atendidos primeiro). Eu não consigo acreditar que alguém escolheria o nome de um filho com base numa coisa tão irrelevante quanto a ordem alfabética (além do mais, e se ela for decrescente?), mas de qualquer forma, peguei um pouco de birra com a letra A.

Então, quando estava escrevendo sobre Adorabelle e Adorabella, eu pensei, mas... se tirássemos o “A”? Então cheguei aos dois nomes purpurizados e fofinhos que enfeitam o nosso título. Bem, é óbvio para todos os olhinhos e ouvidos que esse nome é inventado, certo? Muito bem, inventado ou não, há uma imensidão de nomes que receberam o sufixo –elle, -ella, -belle e –bella nesse mundo. Dorabella e Dorabelle seriam apenas mais dois.
Não havendo dúvida que é um nome feminino, e que se encaixa sem maiores dificuldades na língua portuguesa, vamos ao possível significado: Dora, como todos sabem, é um nome que vem do grego, tendo origem na palavra “doron”, que significa presente. Está incluído nos nomes Teodora, Doroteia, Isadora, etc., nossos bons e velhos conhecidos. Então, Dora significando presente, e –bella ou –belle denotando a questão da beleza, chegamos a algo parecido com “belo presente”. Achei fofo!

Minha queda por nomes com sonoridade francesa, e com esse sedutor elemento “dora” incluído, faz com que eu tenha achado Dorabella e Dorabelle simplesmente fantásticos! Cativantes, sedutores, apaixonantes, são esses nomes que ficam saltando no cérebro da gente. Adoraria usá-lo agora mesmo em um personagem e transforma-lo num daqueles nomes inventados que são promovidos à categoria de “nomes literários”.

É possível ainda pensar em Dorabel, mas por algum motivo, gosto menos dessa. É certo que todos esses possíveis modos de escrever o nome não tem frequência alguma como nome feminino, isso em qualquer país. No Behind The Name, por exemplo, não temos a mínima indicação de nomes sequer parecidos, muito menos em rankings anuais de países listados lá.

Desnecessário dizer que não há, em nenhuma das listas brasileiras disponíveis, qualquer sinal desse nome. Só acho que ele não foi ainda “descoberto” pelos brasileiros, pois no momento que for, certamente garimpará alguns registros anuais. Digo isso pois, pesquisando na lista da Arpen/SP de 2015, encontrei 13 nomes com o elemento –bella incluído, mais 11 com o elemento –belle. Para minha tristeza, foram 23 nomes terminados ou incluindo o sufixo –belly (chorando lágrimas de sangue).

Só por curiosidade: isso totalizou em registros, 3776 meninas com o nome tendo sufixo –belly, 906 com o sufixo –belle, e 4711 meninas com o sufixo –bella. E eu não somei aqueles que não tem letra dupla (bela, bele, bely). Ou seja, o brasileiro adora uma bella/belle em sua vida. Assim sendo, falta apenas fazer uma descoberta de novos nomes terminados assim e sair da mesmice das Isabella’s e afins.

As referências do nome é que são complicadas: Dorabella resgata uma indústria de confecções (Dorabella Modas), uma empresa de alimentos (Dorabella Alimentos), um tal de Código Dorabella, uma carta codificada escrita por Edward Elgar à Miss Dora Penny (a letra foi acompanhada por outra datada Julho 14, 1897). Podia nunca decifrá-lo e seu significado permanece desconhecido até este dia. E como o Google é bobo, resgata um monte de coisa sobre o Dado Dolabella. Catando no facebook, achei um estúdio fotográfico em Cascavel/PR, e várias páginas de uma grife de roupas italiana. Achei a Dorabella Clarisse que com certeza é uma pessoa real (e que mora na Maurícia!).

Dorabelle resgata uma empresa de chocolates (Dorabelle Chocolates, de Marília/SP), uma pizzaria e restaurante Dorabelle, também em SP, e geograficamente, Dora Belle (assim, separado), uma comunidade no Condado de Fresno, Califórnia. No facebook encontrei a Dorabelle Solis, das Filipinas, uma boa quantidade de africanas (Costa do Marfim, Nigéria, etc.), uma mexicana, e por aí vai.

De fato: existem pessoas no mundo com esses nomes, mas são pouquíssimas. O que garante um nome super exclusivo.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário