terça-feira, 3 de maio de 2016

Giulia e Olívia: Filhas de Flávia Alessandra

.

A atriz Flávia Alessandra tem duas filhas: Giulia, fruto do seu relacionamento com o ator Marcos Paulo, e Olívia, com seu atual companheiro, o também ator e apresentador Otaviano Costa.

Giulia, a mais velha, também é atriz e já estreou na Malhação. Giulia é a forma italiana de Júlia, que já foi abordado aqui. Provavelmente originado em um nome de família romana (Julius) que significava "barba aveludada". Também pode ter relação com o deus romano Júpiter, remontando da palavra latina Jovilios (consagrado à Júpiter), ou do termo grego “ioulos” (barba fofa, cabelo excêntrico).

Em São Paulo, segundo dados da Arpen/SP, foram 552 registros de Giulia no ano de 2015, enquanto em 2014 foram 562 registros. Mas essa é apenas uma grafia desse nome, que é usado aos montes no Brasil todo há mais de 10 anos. Na Wikipédia italiana também encontramos a informação que Giulia é o nome mais comum, em absoluto, entre recém-nascidos italianos no início do século XXI, na Itália. Foi nome mais escolhido pelos italianos de 2004 a 2009, depois passou para a segunda posição, sendo substituído por Sofia. Nada diferente do Brasil, aliás.

Olívia é um nome bem mais raro. Ele também já foi abordado no Blog, nessa postagem aqui. Vem do latim “oliva”, que quer dizer “oliveira” (árvore). Este nome foi usado pela primeira vez nesta ortografia por William Shakespeare para um personagem em sua comédia "Twelfth Night" (1602). Shakespeare pode tê-lo baseado em OLIVER ou OLIVA, ou talvez diretamente sobre a palavra Latina oliva que significa "azeitona". 

Na lista da Arpen/SP de 2015, foram 271 registros de Olívia, contra 247 no ano anterior. Ou seja, dadas as proporções, Olívia é um nome muitíssimo mais raro que Giulia, se considerarmos a grafia Julia.

É inegável que a atriz Flávia Alessandra tem um bom gosto impressionante. Olívia é um nome fantástico e com certeza deve se popularizar até um certo ponto, pois, assim como Aurora e Amélia, está ganhando cada vez mais adeptos e cada vez mais espaço nas listinhas dos brasileiros.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário