domingo, 8 de maio de 2016

Íxia

.

Um nome que eu desconhecia completamente. Quem acompanha a leitura do Blog dos Nomes, sabe que a Luinara Menezes, uma das colaboradoras, sempre traz nomes que dificilmente descobriríamos sozinhas sem levar anos de pesquisa. E são nomes que logicamente, ela gosta e domina, e por isso, vou replicar aqui o post dela sobre Íxia, um nome que para mim era um completo estranho até então. Para ler o texto no blog original, clique aqui.



“Íxia ou Ixia é um nome de uma bela flor exótica originária da África do Sul e muito rara de se encontrar sendo usada como nome de pessoas e sua pronúncia é Ícsia ou Íksia. Cientificamente, a Íxia é conhecida chamada de Ixia Hybridsou Ixia Flexuosa. É uma flor com origem na África do Sul e da família Iridaceae. Seu nome é derivado do grego e seu significado é "visco" ou "engodo dos pássaros". Ela é propagada por meio de seus bulbos, constituída por flores vistosas em formato de estrela e multiplica-se na natureza devido a polinização feita por abelhas e besouros.

Íxia como nome nunca foi comum e nem ao menos familiar, então pode gerar um pouco de estranheza, principalmente pela sua sonoridade exótica e lembra um pouco a sonoridade do nome Aléxia. Mas se tratando de flor, o nome torna-se mais romântico e deixa de ser um pouco menos exótico, mesmo que não perca todo o exotismo. Íxia é ótimo para quem gosta de nomes quase exclusivos, únicos, que possivelmente a probabilidade de conhecer outra pessoa com o mesmo nome seja quase zero. Além disso, por ser um nome curto, é um ótimo coringa para nomes compostos, principalmente se utilizados com  nomes mais comuns ou até mesmo os clássicos com menos uso hoje em dia. Íxia para quem gosta de um nome curto, exótico, com um toque hippie e principalmente raríssimo de se encontrar, é uma escolha perfeita”.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário